Univali vai promover evento para discutir sobre Inteligência Artificial

Programação vai reunir academia, comunidade, poder público e iniciativa privada

por Carina Carboni | 20/07/2023

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) quer reunir pesquisadores, estudantes, profissionais do mercado, representantes do poder público e comunidade para debater sobre como as diversas ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) e a Inteligência Artificial (IA) podem auxiliar na solução dos desafios públicos em Santa Catarina por meio das áreas de engenharia.

O evento “O Engenheiro do Futuro e a Inteligência Artificial" será realizado no dia 16 de novembro, no campus Itajaí. A professora da Escola Politécnica da Univali, Anita Maria da Rocha Fernandes, explica que a proposta é tornar o encontro fixo no calendário, de modo a criar um espaço anual de reflexão, com novas temáticas a cada edição.

“Neste ano vamos falar sobre os desafios da inteligência artificial, um tema que vem sendo muito discutido na sociedade. Vamos produzir e socializar o conhecimento pelo ensino, pesquisa e extensão. Queremos estabelecer parcerias solidárias com a comunidade e buscar soluções coletivas para os problemas apontados, sejam eles locais ou globais, de modo a contribuir com a formação do cidadão crítico e ético", adianta.

univali promove evento sobre inteligencia artificial_20072023.jpg

A docente ressalta que as engenharias são fortemente afetadas pela revolução digital e os profissionais deste segmento precisam se adequar à nova realidade, estarem atualizados para inserir as novas ferramentas e técnicas relacionadas à IA em seu ambiente de trabalho e assim contribuír com a construção de cidades mais inteligentes.

“Neste evento vamos apresentar as tendências e possibilidades de aplicação destas novas tecnologias para as diversas áreas da engenharia. O objetivo é solucionar os desafios públicos, principalmente em Santa Catarina, que tem as empresas de TI como um segmento relevante para a economia", justifica Fernandes.

A docente afirma que as palestras serão focadas em aplicações que abrangem as engenharias nas áreas de computação, produção, civil, elétrica, química, mecânica, ambiental e sanitária. “Além disto, teremos uma mesa redonda com representantes da academia, do Crea/SC, do Governo do Estado e de empresas catarinenses do segmento para discutir as aplicações de IA para as soluções de desafios enfrentados aqui em Santa Catarina", complementa.

As inscrições para o evento “O Engenheiro do Futuro e a Inteligência Artificial" iniciam no dia primeiro de agosto. A iniciativa é da Escola Politécnica da Univali, sendo realizada com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea/SC. As informações prévias da programação já estão disponíveis em www.univali.br/eventos.

Mais informações: com a professora Anita Maria da Rocha Fernandes - (48) 3211-2033.