Startup criada por egresso da Univali é selecionada para missão internacional de inovação e tecnologia em Singapura

Eletroblocks é uma das 15 selecionadas do programa

por Roberta Ramos | 10/08/2023

A startup Eletroblocks, criada pelo egresso de Engenharia de Computação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Eduardo Borges Gomes, foi uma das 15 selecionadas para participar da etapa presencial da missão de imersão do ciclo Singapura do Startup Outreach Brasil.

Startup Peiex Univali 10-08-2023 (3).jpg

O ciclo de Singapura é composto por duas etapas. A primeira, com atividades remotas, teve a participação de 40 empresas que participaram de capacitações virtuais, treinamento de pitchs internacionais e mentorias técnicas. Destas, 15 empresas foram selecionadas para a missão presencial em Singapura.

O programa de aceleração para internacionalização de startups será realizado de 25 de outubro a 3 de novembro. A programação inclui treinamento de pitch, reuniões individuais de negócios com potenciais clientes, investidores e parceiros, visitas técnicas, participação no SWITCH (Singapore Week of Innovation and Technology) e Demoday.

A Eletroblocks nasceu a partir de um projeto desenvolvido durante a graduação de Eduardo no Laboratório de Inovação e Tecnologia da Univali (Lite) - coordenado pelo professor André Raabe. O produto é um kit de peças montáveis que busca desmistificar o universo da robótica e da programação para crianças de maneira segura, intuitiva e descomplicada. O público-alvo hoje são instituições de ensino que tem interesse em utilizar o kit em sala de aula ou o consumidor final.

Startup Peiex Univali 10-08-2023 (1).jpg

Em 2023, a Eletroblocks passou a fazer parte do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), desenvolvido pela Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) da Univali em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O programa visa qualificar gratuitamente empresas para que conheçam todas as variáveis do processo de exportação e foi por meio do Peiex que o egresso soube da oportunidade de participar da missão internacional.

“Estou muito feliz com esse resultado e vou abraçar essa oportunidade que nasceu graças a minha participação no Peiex. Agradeço, de forma especial, a minha mentora no programa, Juliana Morello, pelo apoio nesta conquista. Após a seleção para a primeira etapa com as 40 empresas, eu me dediquei muito, passei a estudar o mercado de Singapura e alcançamos o objetivo que era estar entre os 15 na missão presencial. A meta agora é ir para o evento bastante preparado para voltar de lá com bons negócios fechados", afirma Eduardo.

A equipe do Peiex na Univali atende 188 empresas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo e 13,8% delas estão exportando.

“Uma das missões do Peiex é​ preparar as empresas para demandas estrangeiras e avaliar as possibilidades internacionais dos negócios. É muito gratificante quando conseguimos alcançar esse objetivo e estamos na torcida para que a missão da Eletroblocks em Singapura seja um sucesso", afirma o coordenador do Peiex na Univali, professor Luiz Felipe Rebello.

Startup OutReach

O Startup OutReach é um programa de internacionalização de startups nos ecossistemas mais promissores do mundo, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O programa já realizou 14 ciclos para nove países diferentes, apoiando mais de 250 startups e gerando mais de US$ 24 milhões em negócios.​

Mais informações: na Coordenação do Peiex – (47) 3341-7616.​