Cônsul geral da República da Turquia palestra e abre exposição artística na Univali

Na segunda-feira, dia 16, Serkan Gedik abre mostra fotográfica no Campus Florianópolis e, à noite, fala sobre política externa, em Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 13/04/2018

Santa Catarina – Serkan Gedik, cônsul geral da República da Turquia participa, nesta segunda-feira, dia 16 de abril, de atividades na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). No período da tarde, às 14h, ele participa da abertura da exposição fotográfica "Testemunho de um Século" de Ara Güler, organizada pelo curso de Fotografia da Universidade. No período da noite, o cônsul palestra no Campus Itajaí, sobre a política externa da Turquia.

2018-04-13-Serkan Gedik - cônsul Turquia.png

O professor Jorge Hector Morella Junior, coordenador do curso de Relações Internacionais da Univali, comenta que a Turquia é um país de contrastes, que representa em sua cultura uma localização peculiar, por estar entre os continentes europeu e asiático. O docente explica que a história do país reflete essa multiplicidade.

A palestra de segunda-feira à noite pretende ampliar as discussões propostas na academia, com debate que terá a política externa turca como eixo. Gedik é cônsul no Brasil desde janeiro de 2017. Ele fará uma contextualização do país no cenário internacional e deve gerar reflexões sobre as relações existentes entre a Turquia e o Brasil.

O evento é aberto à comunidade, gratuito, com vagas limitadas. As inscrições estão disponíveis aqui.

Univali sedia primeira exposição de Ara Güler no Brasil

Nesta segunda-feira (16), será aberta a exposição "Testemunho de um Século – Istambul, civilizações da Anatólia e retratos de celebridades", de Ara Güler. A mostra é uma realização da Univali, por meio do curso de Fotografia da Universidade, Campus Florianópolis, e o Consulado Geral da Turquia, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.

2018-04-13-Exposição Ara Güler.png

Güler é fotojornalista reconhecido como principal figura de uma geração de fotógrafos da Turquia. Ele nasceu em Istambul, em 1928. Trabalhou no jornal Hürriet e atuou como jornalista do Oriente Médio para o Paris Match, Stern e o The Sunday Times de Londres. Em 1953, foi membro da Agência Magnum, descrito no British Photography Yearbook como um dos sete melhores fotógrafos do mundo e aceito como o primeiro membro turco da Sociedade Americana de Fotógrafos da Revista (ASMP). O fotojornalista ganhou, em 1962, o Leica Master Award na Alemanha, Légion d'Honneur de France, grande prêmio de cultura artística da Turquia em 2005, e a Universidade Técnica de Yildiz na Turquia lhe concedeu afiliação honorária em 2004.

O apelido "O olho de Istambul" é atribuído a ele porque a parte mais conhecida do seu trabalho está centrada na cidade onde nasceu. O autor testemunha as mudanças com suas fotografias. Ele considera-se um historiador visual e acredita que enquanto a arte pode mentir, a fotografia reflete a realidade.

2018-04-13-Exposição Ara Güler3.png2018-04-13-Exposição Ara Güler2.png

A professora Juliana Cristina Gallas, coordenadora do curso de Fotografia da Univali, Campus Florianópolis, destaca que a mostra revela o papel significativo da fotografia de produzir memórias e, com elas, trazer a esperança e a busca por dias melhores. "A obra de Güler documenta um tempo e apresenta um olhar esperançoso de um povo que luta, mas não perde a alegria. Alegria visível nos semblantes também marcados pelo cansaço, desgaste ou pelo esforço árduo do dia a dia",

A mostra reúne uma seleção do testemunho fotográfico de Güler de Istambul, de sítios arqueológicos na Turquia e retratos de celebridades internacionais. A visitação é aberta à comunidade, gratuita, e segue até o dia 14 de maio, no Campus Florianópolis, localizado na Rodovia SC 401, nº 5025, 2º andar do Business Decor, Cacupé, em Florianópolis (SC).

Mais informações: (47) 3341-7823, no curso de Relações Internacionais da Univali | (48) 3332-2504, no curso de Fotografia da Univali.