Projetos de Pesquisa


​​​Linha 1

1. Avaliação farmacológica de princípios ativos de plantas medicinais com potencial anti-Alzheimer e antiparkinsoniano
Ano início: 2009
 
Descrição: Este projeto visa estudar princípios ativos obtidos de plantas medicinais com ação anticolinesterásica comprovada e suas implicações nas etapas do processo de memória (aquisição, consolidação e evocação). Os compostos com efeitos fascilitadores da memória serão testados em modelos animais de Alzheimer (modelo da Estreptozotocina, D-galactose e Peptídeo Amilóide). A relação estresse oxidativo e processo neurodegenerativo serão estudados avaliando o efeito de compostos sobre as atividades das principais enzimas que participam dos sistemas oxidativos do SNC. Até o momento estão incluídos no projeto: Taraxerol, morina e a-b amirina obtido de Eugenia umbelliflora, ácido ursólico e pumerídeo, btidos de Alamanda cathartica, AMA e AMB, btidos da Rapanea ferrugínea.
 
Docentes participantes: Márcia Maria de Souza (docente responsáve), Angela Malheiros (docente), Chris Meyre.
2. Avaliação do mecanismo de ação das propriedades farmacológicas (antidepressiva, ansiolítica e antinociceptiva) de compostos sintéticos e/ou isolados obtidos de plantas medicinais
Ano início: 2011
 
Descrição: Este projeto visa aprofundar os estudos das atividades antidepressiva, ansiolítica e/ou antinociceptiva de compostos ou extratos de plantas cujas propriedades supracitadas tenham sido validadas farmacologicamente. Irão ser avaliadas os mecanismos de ação da propriedade antidepressiva do Plumerídeo obtido de Allamanda cathartica e da Podoantina, obtida de Hedyosmum brasiliense.  O mecanismo de ação da propriedade antinociceptiva da orientina obtido de plantas do gênero Piper. Compostos inéditos imídicos cíclicos terão seu mecanismo de ação da propriedade antidepressiva avaliado.
 
Docentes participantes: Márcia Maria de Souza (docente responsáve), Angela Malheiros (docente colaborador), Cristiani Bürger (docente colaborador), Chris Meyre da Silva Bittencourt (docente colaborador), José Ricardo Nunes (docente colaborador), Valdir Cechinel Filho (docente colaborador), Rosendo Yunes (docente colaborador), Maique W Biavatti (docente colaborador).
3. Avaliação de compostos de origem natural ou sintética com potencial atividade frente a modelos animais de dor crônica
Descrição: Avaliar o efeito de compostos de origem natural ou sintética frente a alterações sensoriais mecânicas e/ou térmicas induzidas por modelos animais de dor (neuropática e inflamatória) em camundongos e ratos. Investigar os possíveis mecanismos de ação desses compostos, através dos modelos animais citados acima, bem como através da utilização de testes bioquímicos e de biologia molecular.
 
Docentes: Nara Lins Meira Quintão (coordenadora); Valdir Cechinel Filho, Rivaldo Niero, Maria Verônica D’Ávila Pastor, Fatima de Campos Buzzi, Douglas Alves (G), Lilian W. Rocha (M), Nicole A. Meira (M), Juliana Paula de Souza (M)

Financiamento: FAPESC
4. Análise da atividade de compostos de origem natural ou sintética com potencial antitumoral
Descrição: Avaliar o efeito de compostos de origem natural ou sintética frente a alterações sensoriais (mecânicas e/ou térmicas) e morfológicas induzidas por tumores em camundongos. Investigar os possíveis mecanismos de ação desses compostos, através de teste in vitro, bioquímicos e de biologia molecular.
 
Docentes: Nara Lins Meira Quintão (coordenadora), Fatima de Campos Buzzi, Valdir Cechinel Filho, Rogério Correa, Angela Malheiros, Rilton Freitas (colaborador externo), Lilian W. Rocha (M), Juliana Klein (M)
5. Avaliação do potencial anti-úlcera gástrica de extratos, frações e substâncias isoladas de espécies vegetais da flora brasileira
Ano início: 2009
 
Descrição: Avaliar a atividade anti-ulcerogênica, bem como os mecanismos envolvidos, em modelos de experimentação que utilizam animais, de espécies vegetais pertencentes à flora Brasileira, focando principalmente aquelas para as quais há relatos de uso popular, tais como: Plinia glomerata, Ipomoea pes-caprae, Polygala cyparissias, Achryrocline saturoides, Psidium guavaja, Maytenus robusta, Rubus imperialis, Psidium catleianum, Brassica oleraceae.
 
Docentes participantes: Sérgio Faloni de Andrade (Professor responsável), Valdir Cechinel, Rivaldo Niero.
6. Estudo fitoquimico e do potencial farmacológico terapêutico de plantas medicinais selecionadas da flora catarinense
Ano início: 2009
 
Descrição: Este projeto visa o estudo fitoquímico e farmacológico de diferentes partes de Rubus imperialis, Rubus rosaefolius, Rubus niveus, Garcinia achachairu Rusby e Vetiveria zizanioides, Macrosiphonia velame e Pilea microphylla cujos resultados anteriores permitiram evidenciar promissor potencial terapêutico. A partir de extratos e frações purificadas, os compostos isolados serão identificados através de técnicas cromatográficas e espectroscópicas (RMN, EM, IV, UV). Posteriormente a atividade biológica será avaliada em modelos experimentais in vivo e in vitro, de domínio do grupo de pesquisa.
 
Docentes participantes: Rivaldo Niero (docente responsável), Valdir Cechinel Filho (docente), Franco Delle Monache (colaborador), Nara Lins Quintão, Alexandre Bella Cruz (Docente), Fátima de Campos Buzzi (docente), Sergio Faloni (docente).
7. Estudo fitoquímico e atividade biológica de Polygala cyparissias St.Hill. & Moq. (Polygalaceae)
Ano início: 2009
 
Descrição: O projeto objetiva determinar a composição química de Polygala cyparissias, avaliar a variabilidade sazonal de alguns de seus constituintes e verificar sua potencial atividade anti-úlcera e antinociceptiva. Para tanto, proceder-se-á a extração exaustiva com solventes de polaridade crescente: hexano, acetato de etila e metanol. Os extratos que apresentarem melhor atividade biológica serão cromatografados a fim de obterem-se compostos puros. Os testes farmacológicos in vivo com camundongos, além de serem realizados com os extratos, serão também processados com os compostos isolados, para verificar a atividade gastroprotetora e secretora gástrica.
 
A atividade gastroprotetora será avaliada utilizando modelos de úlcera aguda induzida por etanol/HCl, por anti-inflamatório não-esteróide associada à estimulação parassimpaticomimética e úlcera crônica induzida por ácido acético; a segunda será avaliada pelos modelos de ligadura de piloro e de secreção de muco em mucosa gástrica. A atividade antinociceptiva será analisada por modelos animais de dor neuropática e dor inflamatória em camundongos e ratos e serão investigados os possíveis mecanismos de ação desses compostos, através dos modelos animais citados acima, bem como através da utilização de teste bioquímicos e de biologia molecular. Além disto, serão preparados extratos metanólicos das raízes, caules, folhas e flores, e das amostras de P. cyparissias coletadas nas quatro estações do ano, sendo os compostos isolados quantificados por cromatografia líquida de alta eficiência, com o intuito de verificar a variabilidade dos compostos frente à mudança das estações e partes da planta, visando também a correlação com a atividade biológica.
 
Docentes participantes:Valdir Cechinel Filho (resp.), Dr. Sergio Faloni de Andrade; Nara L. M. Quintão.
8. Estudo fitoquímico e farmacológico de algumas plantas selecionadas da flora brasileira e da costa rica. Uma contribuição à manutenção da biodiversidade iberoamericana. Bilateral Brasil/Costa Rica
Ano Início: 2010
 
Descrição: Este projeto visa o estudo de algumas plantas selecionadas do Brasil e da Costa Rica com potencial farmacológico previamente determinado e com possibilidade de extinção em função do seu uso indiscriminado. A importância deste ponto pode ser focada na possibilidade de usar algumas das substâncias com um efetivo marcador químico no controle de qualidade. Além disso, conhecer as características de cultivo das espécies e ampliar o conhecimento de suas potencialidades terapêuticas, sob o ponto de vista da eficácia e segurança, com fins regulatórios. Neste sentido, busca-se nesta parceria a possibilidades de aproveitar o potencial destes centros de pesquisa e obter um produto inovador e competitivo de mercado, além de contribuir significativamente para consolidar esta área pesquisa, formação de recursos humanos especializados e a imprescindível proteção dos ecossistemas.
 
Docentes participantes: Rivaldo Niero (Docente responsável);Marina Da Silva Machado (Colaborador); Valdir Cechinel-Filho (Colaborador); Sergio Faloni de Andrade (Colaborador); Nara Lins Quintão (Colaborador).
9. Contribuição à validação da atividade gastroprotetora de Achyrocline satureoides (Marcela) (Lam.) D.C. – Asteraceae visando ao desenvolvimento de fitoterápico anti-úlcera gástrica
Ano Início: 2010
 
Descrição: Achyrocline satureoides é uma planta muito difundida nos estados do sul do Brasil, e conhecida popularmente como Marcela, à qual são atribuídos, pela população, várias propriedades terapêuticas como: anti-inflamatório, calmante e sedativo, para transtornos hepáticos, antioxidante e principalmente para tratamento de distúrbios gástricos, como por exemplo, úlceras gastrointestinais e dispepsias, sob a forma de infusão obtida das inflorescências. Algumas das propriedades terapêuticas atribuídas à macela foram comprovadas por estudos científicos, no entanto, a utilização nos distúrbios gástricos ainda não foi adequadamente estudada. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a atividade antiúlcera do extrato e frações obtidos das inflorescências de A. satureoides em modelos animais, utilizando metodologias para avaliação da atividade gastroprotetora (úlcera induzida por etanol, anti-inflamatórios não-esteroidais e ácido acético), avaliação da secreção gástrica (ligadura de piloro e secreção de muco) e mecanismos de ação anti-úlcera (oxido nítrico, grupos sulfidrilas). Desta forma, este trabalho pretende contribuir para validação do uso popular desta planta, bem como, contribuir para o desenvolvimento de um fitoterápico para o tratamento de úlceras gástricas à partir desta planta medicinal.
 
Docentes participantes: Sérgio Faloni de Andrade (Responsável); Valdir Cechinel-Filho;  Rivaldo Niero.
10. Atividade Antimicrobiana de Extratos, Frações e Substâncias de Piper solmsianum (Piperaceae)
Ano Início: 2009
 
Descrição: A realização desta pesquisa visa objetivo evidenciar a(s) substância(s) potencialmente ativa(s) presente(s) nas folhas de P. solmsianum contra bactérias e fungos (filamentosos e leveduriformes), bem como verificar a ação de toxicidade e genotoxicidade usando Saccharomyces cerevisiae.
 
Docentes Alexandre Bella Cruz (docente Responsável), Valdir Cechinel Filho (docente), Franco (externo), Christiane M. (externo), Rosi Zanoni da Silva (participatne externo).11. Isolamento identificação, quantificação e análise farmacológica de espécies pertencentes ao gênero Allamanda 

Linha 2

1. Partículas magnéticas de derivados da quitosana: preparação, caracterização e aplicações analíticas químicas e farmacêuticas
Ano início: 2009
 
Descrição: Visa caracterizar as propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas de derivados da quitosana, através de espectrofotometria de infra-vermelho, microscopia óptica e eletrônica, análises de susceptibilidade magnética em corrente contínua e alternada e espectroscopia de Mossbauer; além de estudos de estabilidade em solução com diferentes tipos de pH e em fluido corporal simulado, visando sua aplicação na vetorização de fármacos e engenharia biomédica. Por outro lado, o projeto busca evidenciar a aplicação destes materiais como adsorvente nas técnicas Extração em Fase Sólida e Matriz para a Dispersão em Fase Sólida buscando a purificação extração e de substâncias bioativas, ions inorgânico e corantes, bem como a sua utilização como suporte para catalizadores e biocatalizadores de reações químicas de interesse farmacêutico e tecnológico.
 
Docentes participantes: Clóvis Antonio Rodrigues (docente responsável), Valdir Cechinel (docente), Rogério Correa (docente),Fátima da Campos Buzzi (docente)
2. Síntese e avaliação do potencial biológico de chalconas e substâncias relacionadas
Ano Início: 2009
 
Descrição: O projeto pretende viabilizar a síntese de diferentes chalconas e substâncias relacionadas (flavanonas, flavonas, etc.) com propriedades biológicas (analgésica, antiinflamatória, antimicrobiana, antiparasitária, entre outras), avaliadas em modelos experimentais de domínio do grupo ou em parceria com outros grupos de pesquisa via Programa CYTED (Rede RIBIOFAR). Pretende ainda avaliar a relação entre a estrutura química e atividade biológica visando à síntese racional de substâncias mais potentes e específicas.
 
Docentes participantes: Valdir Cechinel Filho (Docente responsável), Rivaldo Niero (Docente), Alexandre Bella Cruz (Docente), Fátima de Campos Buzzi (colaboradora), Nara (Colaboradora), Rogério Corrêa (colaborador).
3. Biopolímeros como excipiente farmacêutico em formas farmacêuticas sólidas orais
Ano Início: 2009
 
Descrição: Este projeto visa avaliar a aplicação de diferentes biopolímeros, como os derivados da quitina (quitosana e derivados), além de derivados da celulose (HPMC, HEC, EC) na elaboração de matrizes sólidas para liberação oral, com o intuito de fomentar a produção nacional sustentável de excipientes farmacêuticos e desenvolver racionalmente formas farmacêuticas de liberação modificada, avaliando o limite de percolação de misturas binárias fármaco:excipiente, a compatibilidade entre fármacos e excipientes por meio de análise térmica e os perfis de dissolução in vitro.
 
Docentes participantes: Ruth M. Lucinda Silva (docente responsável), Tania Mari Bellé Bresolin (docente), Clovis Antonio Rodrigues (docente) 
4. Desenvolvimento de Formas Farmacêuticas Líquidas e Semissólidas contendo Extrato de Aleurites Moluccana L.Wild
Ano Início: 2009
 
Descrição: Este trabalho tem por objetivo desenvolver formulações farmacêuticas estáveis de uso oral e tópico contendo extrato seco padronizado de Aleurites moluccana e validar o método de quantificação dos marcadores 2”-O-ramnosil swertisina e swertisina. Para tal, o extrato seco A. moluccana obtido por secagem em spray dryer será utilizado na otimização do método analítico quantitativo e qualitativo em cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) previamente desenvolvido. O método otimizado será validado com base em normas oficiais, utilizando os marcadores 2”-O-ramnosil swertisina e swertisina previamente isolado e caracterizado. Serão desenvolvidas preparações líquidas de uso oral do tipo suspensão e preparações de uso tópico líquida (aerossol) e semissólida creme contendo extrato. Estas preparações serão submetidas a estudos de estabilidade prévia e acelerada biomonitorado pelo estudo do efeito anti-inflamatório e antinociceptivo oral e tópico usando modelos farmacológicos in vivo. Como resultado espera-se a correta padronização do extrato de A. moluccana além das informações acerca de sua labilidade/estabilidade, validação do método de quantificação do mesmo por CLAE e a produção de formulações líquidas e semissólidas estáveis e eficazes contendo o extrato.
 
Docentes participantes: Ruth Meri Lucinda (docente resp.);Tania M. Bellé Bresolin (colaboradora), Valdir Cechinel Filho (docente); Nara Lins Meira Quintão (docente)
5. Obtenção de Fitocosmético semissólido com ação antioxidante a partir das flores da Allamanda catártica
Ano Início: 2009
 
Descrição: O projeto visa a obtenção de preparações semissólidas contendo extrato padronizado de Allamanda cathartica L. e avaliar a atividade antioxidante in vitro. A Allamanda cathartica é uma espécie que vem sendo estudada por pesquisadores no NIQFAR e que apresenta alto teor de flavonóides, como a rutina, principalmente em suas flores. Serão realizados estudos de otimização e padronização do processo de obtenção de extrato seco, desenvolvimento de preparações semissólidas e estudos de permeação e de atividade antioxidante in vitro. Com base nos estudos fitoquímicos, biológicos e analíticos já realizados com a planta, busca-se com o projeto comprovar a ação antioxidante in vitro da planta e obter formulações para aplicação tópica do extrato visando a futura aplicação como produto fitocosmético com ação antioxidante.
 
Docentes participantes: Ruth Meri Lucinda da Silva (docente responsável), Angela Malheiros (Docente), Vania Noldin (Docente), Marcia Maria de Souza (Docente), Renê Artur Ferreira (pesquisador), Elaine Watanabe (Mestranda), Ana Flávia Fischer (Mestranda), Diana Caroline Schneider da Silva (Graduação); Bruno Santos da Fonseca (Graduação).
6. Síntese e avaliação de filmes a base de derivados anfifílicos de O-carboximetilquitosana
Ano Início: 2008
 
Descrição: Devido às suas características químicas, físicas, biológicas, baixa toxicidade e sua biocompatibilidade e habilidade de formar filme, fibras e gel, a O-carboximetilquitosana (O-CMQTS) o presente projeto visa investigar o uso deste polímeros nas áreas de tecnologia de alimentos (filmes comestíveis para proteção de alimentos ou como dispositivos de liberação de conservantes) e farmacêutica (como dispositivos de liberação modificada de fármacos). A O-carboximetilquitosana (O-CMQTS) é um derivado da quitosana solúvel em pH ácido e básico pela inserção de grupamentos carboximetil na estrutura do polímero. Através da reação da O-CMQTS com aldeídos aromáticos é possível obter derivados com características anfifílicas, que podem ser empregados como filmes comestíveis conservando alimentos ou como sistemas de liberação lenta de conservante e como auxiliares na dissolução de compostos bioativos, atuando como embalagem ativa. A síntese de derivados da quitosana com características anfifílicas pode possibilitar o aumento da solubilidade em água de compostos pouco solúveis, além de reduzir a toxicidade do sistema de liberação podendo ser empregados na conservação do alimento inibindo o crescimento de micro-organismos em sua superfície. Por outro lado, como o uso sistêmico de antimicrobianos pode causar efeitos adversos, a administração local destes tem recebido considerável atenção. Os filmes empregados com antimicrobianos são uma alternativa para liberação destas substâncias.
 
Docentes participantes: Clóvis Antonio Rodrigues (docente resp.); Alexandre Bella Cruz (docente); Ruth Meri Lucinda (docente).
7. Desenvolvimento e validação analítica de métodos por CLAE para o desenvolvimento de formas Farmacêuticas Líquidas e Semi- Sólidas contendo Extrato de Aleurites Moluccana L.Wild e de Spagneticola trilobata
Ano Início: 2010
 
Descrição: A partir dos métodos por CLAE previamente desenvolvido e validado, serão empregadas outras colunas e sistemas cromatográficos, a fim de otimizar e adaptar esta metodologia para a quantificação de marcadores, já estabelecidos em nosso grupo de pesquisa no próprio extrato seco e nas formas farmacêuticas: semissólido, suspensão oral e spray tópico contento o extrato padronizado de  A. moluccana obtido por secagem em spray dryer e semissolida de S. trilobata. Tais plantas estão sendo estudadas pelo grupo para o desenvolvimento de novos fitoterápicos com potencial anti-inflamatório, analgésico, cicatrizante entre outras atividades. Estas preparações serão submetidas a estudos de estabilidade acelerada e fotoestabilidade, com avaliação do perfil cromatográfico, quantificação dos marcadores e biomonitoramento, a fim de estabelecer as faixas de variação permitida para a determinação do prazo de validade. A metodologia pretende ainda dar suporte a estudos de permeação cutânea do extrato a partir das formulações semissólida e estudos de fotoproteção/fototoxicidade destas formulações.
 
Docentes participantes: Tania M. Bellé Bresolin (docente resp.), Ruth Meri Lucinda (colaboradora), Valdir Cechinel Filho (docente), (docente); Nara Lins Meira Quintão (docente); Vania (Colaboradora).
8. Imidas Cíclicas com Potencial Terapêutico: Síntese e Estudos de Relação Estrutura Química e Atividade Biológica
Ano Início: 2011
 
Descrição: No presente projeto, pretende-se sintetizar novas imidas cíclicas, além de realizar modificações estruturais em uma substância protótipo previamente selecionada (N-antipirino-3,4-dicloromaleimida), a qual foi promissora como analgésica em camundongos, visando otimizar o efeito biológico indicado e ainda delinear um perfil de relação estrutura-atividade dos derivados. Considerando os relevantes resultados obtidos em projetos anteriores com as imidas cíclicas, pretende-se também sintetizar novas substâncias originadas a partir de diferentes anidridos para obtenção das respectivas sub-classes de imidas. Serão utilizados procedimentos convencionais relacionados à síntese orgânica baseados na experiência do grupo proponente e novas metodologias descritas na literatura. Os principais testes biológicos a serem usados serão aqueles de domínio do grupo, especialmente relacionados à analgesia, inflamação e microbiologia. Serão utilizados diferentes métodos de relação estrutura-atividade (SAR e QSAR) no intuito de otimizar os efeitos biológicos encontrados.
 
Docentes participantes: Valdir Cechinel Filho (Docente responsável), Alexandre Bella Cruz (Docente), Fátima de Campos Buzzi (colaboradora), Nara (Colaboradora), Márcia (colaboradora), Rogério Corrêa (colaborador).
Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade