Camboriú - A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu na sexta-feira, 10, certificado de reconhecimento do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contínuas (Comitê Camboriú), pelas atividades prestadas na gestão dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Camboriú nos anos de 2020 e 2021.
Foto: Ivan Rupp, Divulgação

O Comitê Camboriú é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerh). A entidade é integrada por representantes dos usuários da água, representantes da população da bacia e representantes dos diversos órgãos da administração federal e estadual atuantes na bacia e que estejam relacionados direta ou indiretamente com os recursos hídricos.
Luis Carlos Martins, diretor da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, destaca a importância da honraria: "É muito importante para a Instituição por sermos uma Universidade Comunitária com identidade e atuação local e regional. Fazer parte deste importante Comitê é motivo de muito orgulho para os gestores, professores, colaboradores, alunos e egressos da Universidade", resume.
Entre as atuações da Universidade na gestão dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, em 2021, um estudo sobre o Rio Camboriú e o projeto “Programa Estuário do Rio Camboriú 2030”, desenvolvidos pela Univali, foram apresentados à direção da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).
O Programa tem como foco a recuperação, revitalização, restauração e proteção do Rio Camboriú. Ele é composto por 19 projetos e foi desenvolvido em dez meses com a participação de três Escolas de Conhecimento da Univali, envolvendo seis áreas de conhecimento e 41 pesquisadores técnicos e bolsistas.