Univali lança programa com oportunidades de dupla titulação na graduação

Iniciativa deve colocar a Instituição entre as pioneiras do Brasil em internacionalização

por Natália Uriarte Vieira | 11/11/2019

Itajaí - A formação multicultural e a imersão em diversos países com a possibilidade de expandir horizontes e atuar sem fronteiras. Esses serão alguns dos diferenciais notórios que os graduados da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) terão com o lançamento do “Univali Internacional". O novo programa institucional contempla uma nova forma de ingresso na graduação, nos cursos em dupla titulação com instituições renomadas, modalidade que permite a obtenção de diploma da Univali e da universidade estrangeira conveniada.

2019-11-10- Univali Internacional.jpg

No dia 8 de novembro, abriram as inscrições para ingresso nas duas primeiras oportunidades consolidadas, a dupla titulação equivalente do curso de Direito com a Universidade de Alicante, da Espanha; e a dupla titulação não equivalente do Bacharelado em Direito da Univali com a Delaware Law School, dos Estados Unidos da América (EUA). Para ingresso em 2020, serão lançados outros seletivos em outros 12 cursos com dupla titulação com Alicante, além de Direito, em diferentes áreas do conhecimento.

As ofertas de dupla titulação garantirão que os participantes recebam diploma da Univali e da universidade estrangeira, desde que cumpram a matriz curricular (consolidada no programa) das duas instituições. Por meio dessa opção, o aluno fará dois cursos, o do Brasil e do exterior, num período aproximado de apenas um único curso. Entre os benefícios estão ainda o aprimoramento e prática da língua estrangeira; o enriquecimento pessoal, cultural e profissional; e o incentivo à pesquisa de alto nível internacional com inúmeras perspectivas a serem exploradas.

A Univali auxiliará na preparação do acadêmico para a dupla titulação. Os ingressantes seguirão uma trilha diferenciada - terão dois semestres de aulas do idioma (inglês ou espanhol), na Univali Idiomas de Itajaí ou na Grande Florianópolis. Também serão oferecidas disciplinas do Núcleo de Inteligência Intercultural sobre cidadania global, cultura e educação do país de destino e seminários ministrados na língua estrangeira.

Univali Internacional

A internacionalização permeia as atividades, cursos, ações e está entre as principais diretrizes da atual gestão da Universidade. Esse macroprograma une a série de ações já fomentadas, fortalece e amplia a proposta. Além dos programas de dupla titulação e de intercâmbio, a comunidade acadêmica imersa à realidade da Instituição terá acesso a trocas e interações diretas com outras culturas, por meio de aulas, seminários e eventos pensados para despertar nos envolvidos o olhar global.

O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, ressalta que a Univali já possui expertise na internacionalização da pós-graduação stricto sensu e agora avança com os programas de dupla titulação em todas as Escolas do Conhecimento: “Essa era uma das bandeiras do nosso plano Conectar e Inovar, inserido no macroprograma Inovações Acadêmicas. Estamos centrando esforços para a consolidação de parcerias com consagradas instituições da Europa, América do Norte e América do Sul. Acreditamos que, em breve, a Univali estará entre as primeiras universidades do Brasil a alcançar esse nível de internacionalização", pondera.

Dupla Titulação com Alicante

O Programa de Dupla Titulação Equivalente em Direito possibilita aos alunos a realização de dois cursos: Bacharelado em Direito da Univali e Grado en Derecho na Universidade de Alicante, com a convalidação recíproca das disciplinas. São ofertadas 10 vagas, divididas entre os campi de Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Kobrasol - São José e Florianópolis. Os participantes permanecerão pelo menos dois semestres na universidade espanhola. A Universidade de Alicante é parceira da Univali há 25 anos e possui cooperação sólida com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ), inclusive com dupla titulação nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Dupla Titulação com a Delaware Law School

Já o convênio com a Delaware Law School permite aos participantes fazer dois cursos simultâneos, mas não equivalentes: o Bacharelado em Direito da Univali e o Master of Jurisprudence in Corporate Law. Neste caso há uma convalidação apenas de créditos e, por ser uma titulação que exigirá ao aluno o título de Bacharel em Direito pela Univali, uma parte dos créditos será cursada no decorrer da graduação (de forma online e presencial) e outra, após a conclusão da graduação (de forma online). Há 14 vagas para este programa, distribuídas entre os seis campi da Univali que possuem o curso de Direito. O PPCJ Univali também possui dupla titulação com a Delaware Law School, no Mestrado e Doutorado.

Inscrições e classificação

Para efetivar a inscrição em um dos programas o candidato deve acessar www.univali.br/formasdeingresso, escolher como forma de ingresso Seletivo Dupla Titulação, preencher o requerimento de inscrição e lembrar de anexar o histórico escolar do Ensino Médio. A classificação dos candidatos irá considerar a média aritmética do histórico escolar do Ensino Médio e haverá pontuação dos certificados de língua estrangeira apresentados. O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de classificação dos candidatos aos cursos, com a previsão de cinco resultados (havendo vagas), até o dia 28 de janeiro de 2020. Os editais com os detalhes dos processos relativos aos cursos estão disponíveis na página “Formas de Ingresso".

Mais informações: (47) 3341-7552 na Diretoria de Internacionalização da Univali.