Univali integra mobilização ambiental pelo rio e contra o Aedes Aegypti

Mutirão de limpeza e oficinas ocorrem no dia 21 de março (sábado)

por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo | 12/03/2020

Itajaí/SC - Atividades de educação ambiental e exposições oceanográficas marcam a participação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no mutirão de limpeza Juntos pelo Rio e contra o Aedes Aegypti, no dia 21 de março (sábado), em Itajaí (SC).

A Universidade será representada pelo Laboratório de Gestão e Conservação Costeira e pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Univali), com ações de sensibilização e educação ambiental na temática de resíduos e impacto sobre os recursos hídricos, oceano e fauna; já nas exposições serão apresentados materiais relacionados a resíduos sólidos encontrados nas praias.

​​Foto: Prefeitura de Itajaí​

JUNTOS PELO RIO.jpg

Alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março), o evento fomentará o recolhimento de resíduos nas margens do rio Itajaí-Açu, na avenida Beira-Rio, no Molhe da Barra e na Praia do Atalaia. Segundo a Prefeitura de Itajaí, já foram recolhidas mais de 90 toneladas de resíduos em oito edições do evento. Em 2019, o mutirão bateu recorde de voluntários: foram 1.250 participantes e 20 embarcações envolvidas na limpeza.

​​O projeto, que está em sua nona edição, surgiu em 2012 durante a primeira passagem da Volvo Ocean Race pela cidade; Navegantes e Penha também adotaram a causa. A concentração dos voluntários será no anexo do Centreventos, onde serão divididas as equipes e entregue o material de limpeza.

As inscrições para participar da ação estão disponíveis no site da Prefeitura, clicando aqui​.

​​Mais informações: (47) 3341-7876, na coordenação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, com a professora Adelita.