Univali firma convênios de dupla titulação com a Universidade de Perugia

Evento de formalização da parceria ocorreu nesta sexta-feira (13), no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 13/12/2019

Itajaí - O reitor da Università Degli Studi di Perugia (Unipg), da Itália, professor Maurizio Oliviero, participou nesta semana de atividades acadêmicas e institucionais, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Essa é a primeira viagem internacional dele como reitor e nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, o docente foi homenageado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ) da Univali, onde atua como professor convidado. Na oportunidade, foram assinados três convênios de dupla titulação entre a Universidade de Perugia e a Univali.

Fotos: Catia Weber

2019-12-13- Convênios Perugia.jpg

O primeiro e o segundo convênios firmados por Oliviero e pelo reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, preveem a dupla titulação do Doutorado em Ciências Farmacêuticas da Univali e da Unipg, e do Mestrado em Ciência Jurídica da Univali com o Mestrado em Tecnologia e Inteligência Artificial da Unipg, respectivamente. Formalizou-se ainda o termo que contempla a base para a dupla titulação dos cursos da graduação da Univali com a Universidade de Perugia, em diferentes áreas do conhecimento. Os editais com os detalhes sobre os processos seletivos para essas ofertas do Programa Univali Internacional serão divulgados em breve.

Oliviero é professor visitante do exterior do PPCJ da Univali e recebeu da Instituição, em 2014, o título Doutor Honoris Causa por sua colaboração na inserção internacional do programa, especialmente para a dupla titulação com as Universidades de Perugia, de Alicante (Espanha), e do Minho (Portugal). Ele tomou posse como reitor da instituição recentemente, em novembro deste ano. A Universidade de Perugia é a parceira mais antiga do PPCJ em convênios de dupla titulação, tendo titulado mais de 20 alunos em dupla titulação com o Doutorado em Ciência Jurídica da Univali e o Dottorato di Ricerca in Scienze Giuridiche.

2019-12-13- Convênios Perugia3.jpg

Na solenidade realizada no auditório do PPCJ, o reitor de Perugia foi homenageado com uma produção audiovisual que destacou a sua trajetória e relevância para outras universidades estrangeiras parceiras - a exemplo da Universidade de Alicante -, e para a Univali. O evento contou com a participação de docentes, alunos e representantes do Conselho Gestor da Univali. Ao final, foi descerrada uma placa no 4º piso do bloco D1, que registrou a primeira visita de Oliviero ao exterior (no Brasil) como reitor, reconhecendo a sua importância, como exemplo de humanidade, vanguarda e valorização da Universidade como espaço de vanguarda.

2019-12-13 - Homenagem reitor Itália3.jpg

“O mundo não se limita ao Estado ou ao continente. Precisamos sair, olhar além, romper fronteiras, trabalhar juntos, de forma transdisciplinar, sempre tendo as pessoas no centro de tudo. Somente assim construiremos uma sociedade mais justa e igualitária", comentou Oliviero, em seu agradecimento.

O reitor da Univali enalteceu o trabalho e a personalidade do reitor italiano: “Hoje vivenciamos um momento histórico e ímpar. O professor Maurizio Oliviero tem o nosso respeito e a sua importância para a internacionalização da Univali é imensurável. Em nome de toda a Univali agradecemos e temos certeza que sua gestão como reitor será de excelência", ponderou Cechinel.

2019-12-13- Convênios Perugia5.jpg

Mais informações: (47) 3341-7636, no PPCJ Univali.