Univali e Emprapa realizam coleta de amostras em áreas de criação de moluscos bivalves

Campanha de coleta de amostras finalizou com amostragem em Florianópolis

por Natália Uriarte Vieira | 20/02/2019

Uma equipe da Univali, composta pelos professores Gilberto Manzoni e Katia Naomi Kuroshima, vinculados à Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, e pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna (SP), realizaram, nos dias 11 e 12 de fevereiro, a segunda campanha de coleta de amostras para análise físico-química da água, classificação de organismos bentônicos e parâmetros inorgânicos no sedimento, além da determinação dos fluxos de gases do efeito estufa (GEE) em áreas de cultivo de ostras e mexilhões no Parque Aquícola da Enseada do Itapocoroy, em Penha (SC).

2019-02-19-coleta amostra maricultura3.jpg

A primeira coleta ocorreu em outubro do ano passado. O projeto também conta com a participação dos professores Jose Gustavo N. de Abreu; Tito de Almeida e Mauro Michelena Andrade, todos da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia.  Estas coletas resultam das ações da Regional do Atlântico Sul da Rede Nacional de Pesquisa e Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União, que tem como coordenador o professor Gilberto Manzoni.

A campanha foi finalizada com amostragens no dia 14 de fevereiro, na baía Sul de Florianópolis, especificamente no Parque Aquícola do Ribeirão da Ilha, com o apoio da Associação dos Maricultores do Sul da Ilha (Amasi), e no dia 15 de fevereiro, no Parque Aquícola da Palhoça. Os resultados obtidos nesta campanha serão comparados com os dados obtidos na campanha finalizada no ano passado.

2019-02-19 - coleta amostra maricultura5.jpg2019-02-19 - coleta amostra maricultura6.jpg

No dia 13 de fevereiro, a Coordenação Regional do Atlântico Sul em parceria com a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/Mapa) de Brasília, também promoveu uma reunião em Florianópolis com os pesquisadores da Epagri (Cedap–Ciram) e da Universidade Federal de Santa Catarina, no intuito de apresentar as ações da Rede Nacional e convidá-los formalmente a integrarem a rede nacional, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da maricultura.

O professor Manzoni explica que tanto as ações de coleta de amostras quanto o apoio à estruturação regional da Rede ocorrem no âmbito do projeto BRS-Aqua, mais especificamente no Projeto Componente de Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura, que também aborda questões relacionadas ao aquecimento global e à sustentabilidade dos cultivos. Segundo o docente, o projeto tem como objetivo principal monitorar a liberação dos gases de efeito estufa e a qualidade da água, por meio da avaliação de variáveis físicas, químicas e biológicas dos sedimentos e da água nas áreas de cultivo.

2019-02-19 - coleta amostra maricultura4.jpg