Turistas de Itajaí farão passeio guiado por estudantes da Univali

Tour pelo centro da cidade funcionará durante a temporada de cruzeiros

por Carina Carboni | 30/11/2023

​Estudantes de cursos de graduação, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), vão contribuir com a recepção de turistas em Itajaí (SC). Durante a próxima temporada de cruzeiros da cidade, que inicia neste sábado (2) e segue até 2 de abril, os acadêmicos vão conduzir os visitantes em um passeio por algumas vias da região central.

A previsão é que 100 mil pessoas movimentem Itajaí durante a próxima temporada de cruzeiros, que prevê a passagem de 44 navios pela cidade. A diretora de promoção da Secretaria Municipal de Turismo de Itajaí, Dania Hoger, explica que a pasta já possui uma equipe de receptivo para dar suporte aos visitantes. No entanto, a participação dos estudantes chega para ampliar o serviço, com a oferta de um passeio guiado aos turistas.

Turistas de Itajaí farão passeio guiado por estudantes da Univali_30.11.2023_.jpgFoto: Carina Carboni
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra uma sala clara com mesas redondas. A parede ao fundo possui detalhes em azul e um quadro branco com uma projeção. Uma mulher está em pé e aponta para ela. Há vários jovens sentados assitindo a apresentação.

“O tour inclui o acompanhamento do passageiro por algumas vias do centro da cidade. O passeio urbano partirá do Centreventos e passará pelas Avenidas Joca Brandão e Marcos Konder, pela Rua Hercílio Luz, sendo finalizado no Mercado Público Municipal.", adianta.

Hoger destaca que a estrutura adequada para a atracagem de grandes embarcações, atrai ao município três perfis de visitantes. Além do turista em trânsito, que geralmente é o que está mais disposto a conhecer os atrativos da cidade, Itajaí também recebe visitantes para o embarque e desembarque e que, por sua vez, também acabam conhecendo e desfrutando dos equipamentos turísticos.

Turistas de Itajaí farão passeio guiado por estudantes da Univali_30.11.2023____.jpegFoto: Carina Carboni
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra uma sala clara com várias mesas redondas e alguns sofás. No local há vários jovens sentados e assistindo uma apresentação projetada no quadro, ao fundo da sala.

Na última terça (28) e quarta-feira (29), os alunos da Univali receberam uma capacitação teórica da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. Nos dias de embarque e desembarque de passageiros, os estudantes também vão receber as instruções práticas para a realização da atividade.

Turistas de Itajaí farão passeio guiado por estudantes da Univali_30.11.2023___.jpgFoto: Carina Carboni
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra uma sala clara com várias mesas redondas. No local há vários jovens sentados e assistindo uma apresentação projetada no quadro, ao fundo da sala.

A Gerente de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, Attela Jenichen Provesi, explica que a atividade contará como horas extracurriculares para os estudantes da graduação. “Será uma oportunidade para os nossos estudantes interagirem com o público, adquirirem novos conhecimentos e ainda contribuírem para o desenvolvimento da cidade."