• Univali
  • Notícias
  • Talk show apresenta realidade social dos “Surdos que Ouvem”

Talk show apresenta realidade social dos “Surdos que Ouvem”

Evento acontece no dia 6 de dezembro (sexta-feira)


por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo | 28/11/2019

​Itajaí - Conversar sobre a inclusão no mercado de trabalho e a importância da participação familiar dos surdos que ouvem pautam as propostas de um talk show sobre deficiência auditiva, no dia 6 dezembro (sexta-feira), às 14h, no auditório 4 do Bloco E1 da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí.

   O evento, que será conduzido por Tayane Dalcin, acadêmica de Fonoaudiologia da Univali e uma das 15 vencedoras do projeto nacional #SurdosQueOuvem, e pela professora e fonoaudióloga Karla Zimmermann, tem o objetivo de apresentar os detalhes do projeto e conscientizar a população sobre esta classe em relação as suas formas de comunicação e tecnologias auditivas. Além disto, contará com a participação de docentes do curso de Fonoaudiologia da Univali e surdos que ouvem de várias regiões do Brasil, assim como de suas famílias.

   Segundo o projeto, surdos que ouvem são pessoas com perda auditiva, usuários de dispositivo eletrônico para ouvir melhor, que são movidos pela coragem, querem estudar, trabalhar e se relacionar de forma independente. A iniciativa é da escritora Paula Pfeifer, que luta para desmistificar os tabus e acabar com os estereótipos relacionados à deficiência auditiva.

AUDIOMETRIA.jpg

Sobre as ministrantes

  Tayane Dalcin conheceu a professora Karla Zimmermann quando ela foi sua fonoaudióloga no processo de reabilitação auditiva. Anos depois, foi estagiária no Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (Saps), coordenado por Karla, e hoje as duas mantêm uma relação de aluna e professora no curso de Fonoaudiologia. Tayane explica como teve a iniciativa de promover o talk show sobre surdez:

“A ideia surgiu quando participamos do evento Conexões Sonoras, realizado em Curitiba, onde a idealizadora do Projeto Surdos que Ouvem, Paula Pfeifer, nos deu um prazo para enviar projetos que solucionassem os desafios propostos no site. Assim, escolhi o desafio de transmitir informações sobre o assunto e optei pela comunidade acadêmica. Não queríamos criar um evento com palestras formais, por isso a ideia de um talk show, para que possa ser muito mais dinâmico e ter um impacto social perante à comunidade acadêmica e população dos municípios vizinhos".

O evento será aberto à comunidade. A inscrição é gratuita e pode ser feita clicando aqui.

Mais informações: (47) 3341-7980, no Serviço de Atenção à Pessoa Surda (SAPS)

 




  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

Talk show apresenta realidade social dos “Surdos que Ouvem”