Sexta-feira inaugura o Museu Estação do Mar em Florianópolis

Iniciativa conta com o apoio da Univali

por Rômulo Porthos Carta Maio | 21/10/2019

Florianópolis/ SC - No dia 25 de outubro, às 20 horas, será inaugurado o Museu Estação do Mar (Mema), anexo ao Floripa Shopping, em Florianópolis (SC). Trata-se de um audacioso projeto de implantação de um espaço voltado para a educação, cultura e turismo na Ilha de Santa Catarina, cedido com base em um acordo com o Ministério Público Federal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com o Instituto Noah e o Instituto Cultural Soto.

O complexo está preparado para receber desde grupos escolares do ensino fundamental às universidades, com amplas salas de aula e uma moderna exposição de longa duração que versará sobre a história da relação ecológica entre o homem e o meio-ambiente, principalmente costeiro e marinho.

projeto MEMA.png

A primeira seção da exposição apresenta peças paleontológicas, arqueológicas e históricas de todos os períodos da humanidade, correlacionando seus impactos ambientais.

museu.png

Já a segunda seção apresenta os ambientes costeiros e marinhos destacando espécies ameaçadas encontradas na costa catarinense, algumas consideradas raríssimas, como as maxilas originais de um tubarão-branco capturado no extremo sul do Estado, só havendo duas em exposição em toda a América do Sul.

maxila tubarão branco.png

O Mema contou com o apoio da Marinha do Brasil, através da Secretaria da Comissão Insterministerial para os Recursos do Mar (Secirm), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do Museu Oceanográfico Univali (Movi), além do Ministério Público Federal, do ICMBio, do Floripa Shopping e da Eletrosul.

Serviço:
O quê? Inauguração Museu Estação do Mar (MEMA)
Quando? 25 de outubro de 2019, às 20h
Onde? Anexo ao Floripa Shopping – SC-401, 3116 – Bairro Saco Grande - Florianópolis/SC
Quanto? Gratuito

Mais informações: (47) 3261-1287, no Museu Oceanográfico Univali com o professor Jules Soto.