Alunos de Arquitetura e Urbanismo são premiados em concurso do Ministério do Meio Ambiente

Acadêmicos receberam menções honrosas no 1º Prêmio ProjetEEE de Arquitetura Bioclimática

por Natália Uriarte Vieira | 19/12/2017

Balneário Camboriú – Dois grupos de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) receberam menções honrosas no 1º Prêmio ProjetEEE de Arquitetura Bioclimática, concurso promovido pelo portal ProjeTEE – Projetando Edificações Energeticamente Eficientes e pelo Ministério do Meio Ambiente, na categoria Estudante. Os prêmios foram entregues durante o Seminário de Eficiência Energética e Mudança do Clima, nos dias 14 e 15 de dezembro, em Brasília (DF).

2017-12-19- ProjetEEE Curitiba - Grupo 1 - Artur.png                                                                                         Projeto para Curitiba, do grupo orientado pelo professor Eduardo Baptista Lopes

O concurso teve como objetivo provocar apresentação de soluções inovadoras e visionárias para habitações sociais do padrão "Minha Casa Minha Vida", em duas zonas bioclimáticas distintas do Brasil. Na categoria estudante, as propostas deveriam contemplar o projeto de uma habitação social unifamiliar em Curitiba (PR) e uma habitação social unifamiliar em Goiânia (GO), com projetos arquitetônicos diferentes que atendessem às demandas específicas para conforto ambiental e eficiência energética em cada cidade. Os trabalhos premiados foram desenvolvidos no Núcleo de Concursos de Projeto da Univali (NCPro).

2017-12-19 - ProjetEEE Goiania - Grupo Artur.pngProjeto para Goiânia, do grupo orientado pelo professor Eduardo Baptista Lopes

Um dos grupos premiados é formado pelos acadêmicos Artur Bernardoni, Mariah Vieira Mafra, Jeferson Branco e Guilherme Kretzer Trindade, orientados pelo professor Eduardo Baptista Lopes. Tanto para Curitiba quanto para Goiânia, o conceito norteador dos projetos deste grupo foi a ideia da "Arquitetura do Vazio", em que os espaços abertos ganham notoriedade e expressão, e são essenciais para seu pleno funcionamento. Para a capital paranaense, eles criaram um pátio interno que serve como estufa no inverno, com as portas fechadas; e no verão, com as portas abertas, permite que o vento circule e refrigere os ambientes. Segundo as orientações solares, apenas uma das fachadas tinha uma insolação favorável. Então, os acadêmicos projetaram dois pavimentos para que salas e quartos estejam voltados para esta orientação. Já para Goiânia, o projeto do grupo elevou a edificação do solo e a cobertura, para que o vento cruze pelas aberturas e refrigere o ambiente, devido às altas temperaturas. Da mesma forma, pensaram em janelas grandes, com beiral da cobertura para proteger do sol e evitar superaquecimento. A proposta também prevê dois pátios, possíveis de se conectar, que criam novos ambientes e permitem novamente que o vento circule nos espaços.

2017-12-19 -ProjetEEE Curitiba - Grupo 2 - Julia.png                                                                                      Projeto para Curitiba, do grupo orientado pela professora Carolina Rocha Carvalho

O outro grupo destaque contou com a participação das alunas Julia de Campos Pinto e Karina Loch, orientadas pela professora Carolina Rocha Carvalho. No projeto de Curitiba, as acadêmicas propuseram estratégias de aquecimento passivo. Para receber a maior insolação possível, a casa formou um "L", voltando as fachadas maiores para o leste e o nordeste.  As paredes escolhidas para a residência possuem inércia térmica ideal para o local, acumulando o calor recebido durante o dia e emitindo para o interior durante a noite. Também foram utilizadas grandes aberturas, embora o ar externo tenha uma temperatura baixa, a insolação direta pode aquecer substancialmente os ambientes. A varanda onde se configura a área de circulação da casa é uma estufa, que funciona com a radiação incidente na fachada e que guarda esse calor e repassa para os ambientes.  No projeto de Goiânia, para solucionar o desconforto causado pelas altas temperaturas, a casa pensada pelas alunas foi deslocada do solo para a implantação de um sistema de cones de argila umidificados que por meio do resfriamento evaporativo diminui a temperatura do ar antes mesmo dele circular na residência. A cobertura também foi deslocada do corpo da edificação para proteger do calor e utilizou-se grande massa térmica nas vedações para reter o frio da noite, armazená-lo e distribuí-lo durante o dia.

2017-12-19 - ProjetEEE Goiania - Grupo Julia.png                                                                Projeto para Goiânia, do grupo orientado pela professora Carolina Rocha Carvalho

O NCPro

O NCPro, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, é um laboratório colaborativo coordenado pelos professores Eduardo Baptista Lopes e Carlos Alberto Barbosa de Souza, e visa a participação de certames nacionais e internacionais de arquitetura e urbanismo, com foco principal em concursos de estudantes. Desde que foi criado, em 2014, o núcleo já recebeu três primeiros lugares e duas menções honrosas em concursos nacionais, e professores e alunos vinculados ao núcleo já receberam outros dois primeiros lugares em concursos durante o período.

Mais informações: (47) 3261-1219, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali.