Projeto participa de Seminário Internacional de Pesca Marinha

Encontro reuniu mais de 1000 participantes e palestrantes

por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo | 03/10/2019

A Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participou do Seminário Internacional de Pesca Marinha, no dia 19 de setembro (quinta-feira), em Foz do Iguaçu (PR). O evento contou com mais de 1.000 participantes e palestrantes, além da pesca marinha, para a área de Aquicultura continental e marinha.

PESCA.png

A Univali foi representada pelos professores Rodrigo Mazzoleni e Agostinho Peruzzo, que trabalharam na programação do evento, e Paulo Schwingel, que participou em duas palestras: Na primeira, abordou as características ecossistêmicas necessárias a planos de manejo e gestão de recursos pesqueiros. Na segunda, mostrou ao setor produtivo presente, os detalhes e funcionamento do Projeto Sat-Sar, que busca a melhora na eficiência pesqueira de embarcações de cerco voltadas a pesca da sardinha-verdadeira, com diminuição do consumo de combustível e insumos da pesca com objetivo de diminuir a pegada ecológica da atividade.

Além disso, o professor Roberto Warlich, palestrou sobre os desafios do setor pesqueiro, principalmente com a atuação dos vários atores envolvidos;  Marcio Tamanaha, Coordenador do Curso de Oceanografia, falou sobre a importância do profissional oceanógrafo na atividade pesqueira; já a professora Andrea Dal-Bó, apresentou as novas tendências mundiais em produtos derivados de pescado para consumo humano; e o professor Gilberto Manzoni, da área de aquicultura marinha, levou sua experiência junto ao Centro Experimental de Maricultura da Penha.

Mais informações: (47) 3341-4282, na Escola do Mar, Ciência e Tecnologia.