Projeto oferece curso online na área da beleza para detentas de Florianópolis

Formações profissionalizantes gratuitas criam oportunidades de trabalho autônomo e geração de renda

por Wagner José Mezoni | 12/11/2020

Florianópolis – Mesmo com o distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o projeto de extensão Doutores da Beleza, promovido pela Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, por meio do curso de Estética e Cosmética da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Florianópolis, manteve sua programação e está realizando o curso gratuito de delineamento de sobrancelhas e depilação com linha para detentas do presídio feminino localizado no bairro Agronômica, na Capital.

As aulas são realizadas remotamente por meio de ambiente virtual de aprendizagem. Elas ocorrem todas as quintas-feiras e seguem até a segunda semana de dezembro. O foco do trabalho é proporcionar formações que contribuam com a ressocialização gerando oportunidade para que as detentas, daquela unidade, ao concluírem a pena, possam trabalhar de forma autônoma, ou como prestadoras de serviços em salões de beleza, garantindo renda longe da criminalidade. A atividade contribui, também, para a redução da pena.

Além dessa frente de atuação está, também, no escopo do projeto Doutores da Beleza, formações na área de estética para geração de renda de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade, principalmente no entorno do Campus da Univali em Florianópolis.

Programa, que existe desde 2007, promove voluntariado e capacitação

​Levar cuidados estéticos e carinho para pessoas que dificilmente têm ou terão essa oportunidade era o foco principal do projeto Doutores da Beleza, quando foi criado, em 2007, no curso de Estética e Cosmética do Campus da Univali em Florianópolis.

Ao longo dos anos, a experiência de professores e alunos se transformou em cortes de cabelo, maquiagens e massagens para quem estava em asilos, creches e hospitais de Florianópolis e regiões próximas.

A proposta ganhou novos contornos, em 2012, ampliando sua atuação para a capacitação que permitisse aos participantes terem uma fonte para geração de renda, explica Silmara Mendes Hoepers, professora do curso de Estética e Cosmética da Univali e responsável pelo projeto.

Silmara relata que quase 30% dos alunos do curso de Estética e Cosmética, do Campus da Univali em Florianópolis, participam das ações voluntárias: "Mesmo as pessoas que trabalham e estudam a semana inteira encontram tempo nos finais de semana para cooperar. Não é fácil, mas é gratificante", aponta.