Projeto interdisciplinar desenvolve práticas socioeducativas em Itajaí

Grupo atua, semanalmente, no Parque Dom Bosco e no Lar Fabiano de Cristo

por Natália Uriarte Vieira | 12/06/2019

Itajaí - Acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Letras, Pedagogia, Nutrição, e Educação Física, e do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), fomentam, semanalmente, atividades em que utilizam a leitura do literário, o cuidado com o corpo e o contato com a natureza, numa visão ecoformativa para "humanescer" as crianças e adolescentes envolvidos. As práticas do projeto interdisciplinar ocorrem todas as sextas-feiras, no Parque Dom Bosco e no Lar Fabiano de Cristo, em Itajaí.

2019-06-12- Mãos de Vida.jpg

Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, às 9h, a oficina do projeto de extensão "Mãos de Vida: uma escola criativa para humanescer na cidadania", em parceria com o projeto Contarte e o Observatório Social de Itajaí, será no Parque Dom Bosco, reunindo crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Haverá a leitura do conto "A infinita fiandeira", de Mia Couto, e de poemas sobre mandalas, tema central do encontro. Em seguida, ao som do berimbau, os alunos formarão uma mandala viva.

As oficinas semanais sempre contemplam a leitura de textos literários com o objetivo de apresentar questões existenciais e promover o debate na roda de conversa. Ao final, realiza-se uma atividade corporal relacionada ao tema. A proposta nasceu a partir da história do trabalho do "Mãos de Vida", que surgiu em 2011, envolvia cursos das áreas de saúde e humanas. Agora, a iniciativa reconfigura-se, a partir de modelos que apresentaram impactos significativos, de trabalhos desenvolvidos no campo da saúde e educação, junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O projeto interdisciplinar atua com foco na visão da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), em que a professora Maria Glória Dittrich, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Univali, é membro fundadora. A rede conta com mais de vinte universidades e está estabelecida na Universidade de Barcelona, na Espanha.

Sobre o Contarte

O projeto, coordenado pela professora Cleide J. M. Pareja, trabalha na formação de leitores, por meio de atividades lúdicas, como contações de histórias e outras performances, com envolvimento de acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Univali. As atividades desenvolvem-se em escolas, espaços culturais e outras instituições de Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha e São João do Itaperiú (SC).

Mais informações: (47) 3341-7847, no Mestrado em Políticas Públicas da Univali.