• Univali
  • Notícias
  • Programa da Univali contribui para premiação conquistada pelo Porto de Itajaí

Programa da Univali contribui para premiação conquistada pelo Porto de Itajaí

Monitoramento e assessoria ambiental auxiliaram no alcance do 1º lugar no ranking nacional do IDA


por Natália Uriarte Vieira | 17/08/2020

Itajaí - O Porto de Itajaí conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento Ambiental. O IDA avalia cerca 31 portos públicos do Brasil e o Porto de Itajaí mantém-se entre os primeiros colocados desde suas primeiras edições. As atividades do Programa de Assessoria e Monitoramento Ambiental na Área de Influência do Porto de Itajaí, realizado desde 2005, contribuíram para a recente conquista no ranking, divulgado na tarde do dia 13 de agosto, em um evento virtual da Antaq. O programa é fruto da parceria técnico-científica firmada entre a Universidade do Vale Itajaí (Univali) e a Superintendência do Porto de Itajaí. Por meio dela, pesquisadores atuam no monitoramento de aspectos biológicos, químicos, físicos e geológicos, indicadores da qualidade ambiental e de alterações da estrutura do ecossistema, do estuário do Rio Itajaí e da região costeira.

monitoramento porto capa.jpg monitoramento porto 2.jpg 

O programa conta com um sistema de gestão de dados, desenvolvido pelo Laboratório de Informática da Biodivesidade e Geomática (LIBGeo) da Univali. Ele permite o cadastro dos dados coletados durante as atividades de monitoramento, acesso ao mapa do projeto e informações atualizadas das condições climáticas na área de atuação do Porto. O monitoramento é realizado por profissionais com mestrado e doutorado, com formação multidisciplinar - oceanógrafo, biólogo, químico e engenheiro ambiental -  e envolve técnicos específicos e acadêmicos bolsistas, no suporte às atividades.

O professor Jurandir Pereira Filho, coordenador geral do programa, ressalta a importância do trabalho da equipe e o impacto que as atividades geram: “Este trabalho colabora para o alcance desse nível de excelência em âmbito nacional, que o Porto de Itajaí conquistou e mantém. Para além deste reconhecimento, é fundamental para o meio ambiente o monitoramento contínuo, com análise de fatores em diversos aspectos", afirma.

Sobre o IDA

O IDA  da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), implementado em 2012 por meio de sua Resolução nº 2.650/2012, é um número que mede o grau de atendimento às conformidades ambientais por parte dos portos públicos e privados do Brasil. Composto por até 38 indicadores, ele inclui questões relacionadas a requisitos legais vigentes no país e boas práticas ambientais de referência internacional.

Os seus indicadores possuem pesos diferenciados distribuídos e estão agrupados em quatro categorias de acordo com sua natureza. São elas: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos.

Os resultados do IDA têm auxiliado na orientação de políticas setoriais, bem como permitido identificar medidas de gestão bem-sucedidas a serem compartilhadas entre as instalações portuárias, além de terem baseado estudos acadêmicos e técnicos, contribuindo de uma maneira geral para uma maior transparência de gestão e, de maneira primordial, servido como um mecanismo de acompanhamento de evolução da gestão socioambiental portuária do país.

Acompanhe o vídeo produzido pela TV Univali sobre a conquista do Porto de Itajaí no IDA.

 

*Com informações do Porto de Itajaí.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade