Professores municipais recebem formação sobre resíduos sólidos

Atividade gratuita é promovida pelo Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos da Univali

por Wagner José Mezoni | 12/06/2018

Itajaí – O laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizou, na terça-feira, 12, palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos para professores da rede municipal de ensino. Na ocasião, foram realizadas duas apresentações, para 30 participantes cada. Elas ocorreram no Laboratório de Pesquisa Tecnológica em Engenharia (Latec), da Universidade, localizado na Rua José Corpentino Chaves, 420, no bairro Fazenda, em Itajaí.

A iniciativa integra o projeto de extensão Formação Continuada: Gestão de Resíduos Sólidos, desenvolvido para formação de representantes dos núcleos educadores do município de Itajaí, com foco na disseminação de informações, realização de ações e projetos sobre resíduos sólidos.

Entre os temas abordados na formação estavam conceitos e importância da educação ambiental, logística reversa, coleta seletiva, aterros sanitários e alternativas de reciclagem. Ela teve, ainda, oficinas de papel reciclado e de fabricação de aquecedores solares com materiais recicláveis, além de contar com apresentações de técnica de compostagem e hortas verticais.

Rafaela Picolotto, professora do curso de Engenharia Ambiental da Univali e coordenadora do projeto, explica que a gestão de resíduos sólidos, inserido no ambiente escolar, potencializa estruturas para sensibilização e capacitação de professores, funcionários e alunos sobre o tema:

“Não estamos treinando disseminadores para que repassem exatamente as mesmas palestras, oficinas e dinâmicas que presenciaram, mas sim estimulando a vontade de compartilhar o tema, apresentando opções de como fazer e dando embasamento para torna-los aptos a isso, bem como conscientizando do quão importante são as atividades práticas para o entendimento do tema quando se trabalha com crianças e adolescentes”, aponta Rafaela.

A formação tem carga horária de 20 horas e é dividida em cinco encontros de quatro horas cada. A atividade é gratuita e tem apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Outras informações: (47) 3341-4732, com Rafaela Picolotto, coordenadora do Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos do curso de Engenharia Ambiental da Univali.