• Univali
  • Notícias
  • Professores apresentam resultados de pesquisa em áreas de cultivo de moluscos

Professores apresentam resultados de pesquisa em áreas de cultivo de moluscos

Seminário técnico ocorreu em Florianópolis (SC), em comemoração ao Dia do Maricultor


por Natália Uriarte Vieira | 23/08/2019

Os professores Gilberto Manzoni e Katia Kuroshima, da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, e o pesquisador Marcelo Gomes, da Embrapa, apresentaram, no dia 21 de agosto,  resultados das pesquisas  das campanhas realizadas no verão e outono  deste ano, sobre  o  fluxo de gases do efeito estufa e paramentos físico-químicos na água e sedimento em áreas de cultivo de moluscos na região da Baia Sul de Florianópolis (Ribeirão da Ilha e Palhoça) e na Penha,  no seminário técnico  promovido pela Associação de Maricultores do Sul da Ilha (Amasi).

2019-08-23- manzoniseminarioAMASI.jpg 

Os resultados das pesquisas, de maneira geral, indicam que nas áreas analisadas os cultivos de moluscos não modificaram o ambiente, pois os parâmetros analisados tanto nas áreas de cultivo como nas áreas de controle (sem cultivo) apresentam valores similares. Os pesquisadores acreditam que seja resultado dos manejos realizados nos cultivos e da dinâmica oceanográfica destes locais, que evitam que ocorra a deposição de matéria orgânica de maneira significativa nas regiões de cultivo. Outro ponto positivo é que os cultivos de moluscos também não interferem no balanço de gases do efeito de cultivo nestes locais, inclusive contribuindo na manutenção destes balanços.

2019-08-23- SEMINARIO maricultura.jpg 

No mês de outubro devem ser realizadas novas campanhas. O projeto tem colaborado para a manutenção das licenças ambientais nas áreas de maricultura de Santa Catarina e é mais uma ação da Rede Nacional de Pesquisa e Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União.  O evento marcou o Dia do Maricultor, 18 de agosto.

 

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade