• Univali
  • Notícias
  • Professor da Univali vai integrar corpo docente na Universidade de Perugia

Professor da Univali vai integrar corpo docente na Universidade de Perugia

Estudioso atuará em curso de especialização que discute antropologia, filosofia e essência política em comunidades italianas


por Carina Carboni | 26/01/2024

​O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPCJ) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Márcio Ricardo Staffen, vai integrar o corpo diretivo e docente no departamento da Escola de Especialização em Patrimônio Demo-etno-antropológico, vinculada à Universidade de Perugia, na Itália.

A nomeação, oficializada em meados de janeiro, resulta de uma parceria entre a Univali e a instituição de ensino italiana e fortalece os laços de colaboração internacional no âmbito do Projeto de Pesquisa Internacional Conjunto. As atividades, nas quais o professor Staffen vai atuar, também envolvem a participação de Universidades localizadas nas regiões de Siena, Florença, Basilicata e Turim.

Professor da Univali vai integrar corpo docente na Universidade de Perugia_26012024.jpg
Foto: Arquivo Pessoal/Márcio Ricardo Staffen
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra homem vestindo roupas formais numa sala de aula. Ele está apoiado numa mesa onde tem uma placa escrito "Unipg - Universitá Degli Studi Di Perugia". No fundo da imagem há um quadro-negro instalado numa parede amarela.

O docente da Univali vai atuar na construção e funcionamento de um curso de especialização que discute antropologia, filosofia e essência política. “Vamos desenvolver projetos e criar especializações para estudar a ocupação da população no território local e sua relação com temas como transnacionalidade, migrações e a necessidade de um regime jurídico de proteção a cada um desses interesses.", adianta Staffen.

As atividades devem ocorrer, principalmente, no formato presencial e começam no ano acadêmico 2024/2025, com início previsto para o segundo semestre deste ano. As aulas incluem visitas em campo, com estudos realizados dentro de cada uma das comunidades tradicionais abrangidas pela atividade.

Para Staffen, a ação materializa o histórico construído entre Univali e a Universidade de Perugia. “Uma parceria que já vem apresentando resultados, tanto do ponto de vista de mobilidade de professores quanto de cursos, que foram criados a partir de 2018. Inclusive, com o fomento de instituições para fora da Europa, a exemplo da Universidade de Chongqing e Xi'an, na China.", observa o professor.

Mais informações: Na direção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPCJ) - (47) 3341-7519.



  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade