Professor da Univali vai integrar corpo docente na Universidade de Perugia

Estudioso atuará em curso de especialização que discute antropologia, filosofia e essência política em comunidades italianas

por Carina Carboni | 26/01/2024

​O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPCJ) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Márcio Ricardo Staffen, vai integrar o corpo diretivo e docente no departamento da Escola de Especialização em Patrimônio Demo-etno-antropológico, vinculada à Universidade de Perugia, na Itália.

A nomeação, oficializada em meados de janeiro, resulta de uma parceria entre a Univali e a instituição de ensino italiana e fortalece os laços de colaboração internacional no âmbito do Projeto de Pesquisa Internacional Conjunto. As atividades, nas quais o professor Staffen vai atuar, também envolvem a participação de Universidades localizadas nas regiões de Siena, Florença, Basilicata e Turim.

Professor da Univali vai integrar corpo docente na Universidade de Perugia_26012024.jpg
Foto: Arquivo Pessoal/Márcio Ricardo Staffen
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra homem vestindo roupas formais numa sala de aula. Ele está apoiado numa mesa onde tem uma placa escrito "Unipg - Universitá Degli Studi Di Perugia". No fundo da imagem há um quadro-negro instalado numa parede amarela.

O docente da Univali vai atuar na construção e funcionamento de um curso de especialização que discute antropologia, filosofia e essência política. “Vamos desenvolver projetos e criar especializações para estudar a ocupação da população no território local e sua relação com temas como transnacionalidade, migrações e a necessidade de um regime jurídico de proteção a cada um desses interesses.", adianta Staffen.

As atividades devem ocorrer, principalmente, no formato presencial e começam no ano acadêmico 2024/2025, com início previsto para o segundo semestre deste ano. As aulas incluem visitas em campo, com estudos realizados dentro de cada uma das comunidades tradicionais abrangidas pela atividade.

Para Staffen, a ação materializa o histórico construído entre Univali e a Universidade de Perugia. “Uma parceria que já vem apresentando resultados, tanto do ponto de vista de mobilidade de professores quanto de cursos, que foram criados a partir de 2018. Inclusive, com o fomento de instituições para fora da Europa, a exemplo da Universidade de Chongqing e Xi'an, na China.", observa o professor.

Mais informações: Na direção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPCJ) - (47) 3341-7519.