• Univali
  • Notícias
  • Prevenção ao suicídio e promoção à cultura do autocuidado marcam o Setembro Amarelo

Prevenção ao suicídio e promoção à cultura do autocuidado marcam o Setembro Amarelo

Atividades online são voltadas aos estudantes da educação básica, familiares e universitários


por Natália Uriarte Vieira | 03/09/2020

Santa Catarina - Neste mês, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoverá lives e ações remotas voltadas ao autocuidado, bem-estar e saúde mental da comunidade estudantil. As atividades do Setembro Amarelo integram a campanha nacional de prevenção ao suicídio e serão conduzidas pelo Programa Acolher e pelo Colégio de Aplicação da Univali (CAU), com a participação de convidados, contemplando os acadêmicos da graduação, alunos da educação básica e seus familiares.

setembro amarelo capa.jpg 

Acolhimento aos universitários

O Programa Acolher foi implantado na Univali como canal de escuta qualificada, orientação e amparo aos estudantes da graduação. Desde o início da pandemia, o programa presta apoio, com o acolhimento aos universitários de forma online e o direcionamento para o serviço mais adequado. Em setembro, haverá diversas atividades especiais conduzidas pelo programa e posts com dicas, tudo no perfil do Instagram @programa_acolher_univali. Acontecerão rodas de conversa sobre saúde mental e, no dia 10 de setembro (quinta-feira), às 17h30, ocorrerá uma live sobre prevenção ao suicídio. No período, também iniciarão os encontros remotos dos grupos fechados online com universitários da Univali, para construção de vínculos, suporte emocional e técnicas de autocuidado, e terá uma formação online para universitários sobre o cuidado de si e do outro.  As procuras para o acolhimento inicial devem ocorrer pelo e-mail acolher@univali.br, pelo Instagram, com mensagem Inbox ou pelo WhatsApp (47) 99987-6108. 

Orientação aos alunos do CAU e familiares

“Quando o Setembro Amarelo tem 200 dias: o impacto da pandemia na saúde mental". Este será o tema da live promovida pelo CAU Itajaí, no dia 18 de setembro, às 19h, no perfil do Instagram @cauitajaionline. A psicóloga clínica Thaiany Domingues Matos, especializanda no Manejo Clínico de Adolescentes e Adultos com Ideação Suicida e Automutilação, será a convidada da live, com mediação da psicóloga educacional do CAU, Bruna Zarske. O bate-papo é aberto aos interessados e a abordagem focará mais nas famílias dos jovens, sobre fatores de risco e de proteção, sinais de alerta, como ajudar e a quem recorrer diante de situações vulneráveis. Ao final do mês, em data ainda a confirmar, terá outra live, mais direcionada ao público estudantil.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade