Museu Oceanográfico inaugura maior painel de fauna marinha do mundo

Peça apresenta, em escala real, os maiores animais de cada grupo já registrados nos oceanos

por Rômulo Porthos Carta Maio | 13/07/2017

Balneário Piçarras – O maior painel de fauna marinha do mundo, com os maiores animais de cada grupo já registrados nos oceanos, todos em escala real, foi instalado, no dia 8 de julho, no Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), localizado em Balneário Piçarras. O painel possui 50 metros de comprimento e sete metros de altura. Sua estrutura é um gradeado soldado em seis containers com diversos reforços estruturais.

A impressão contém o maior de todos os animais que já existiu na Terra, uma baleia azul, capturada na Antártica na década de 1930, medindo 33,6 metros e pesando mais de 170 toneladas. Além dele, o painel contempla o maior tubarão já medido, um tubarão-baleia com 12,65 metros e 21,5 toneladas; o mais longo peixe ósseo, conhecido por regaleco ou rei dos arenques, medindo oito metros; o mais pesado peixe ósseo, o peixe lua, que atinge 2,3 mil quilos, e que também é o ser vivo com a maior taxa de crescimento dentre todos, atingindo 60 milhões de vezes o tamanho ao nascer; e o maior de todos os invertebrados, a lula colossal, que chega a 14 metros e 750 quilos.

De acordo com Jules Soto, curador do Museu e autor do projeto, o objetivo vai além de simplesmente impressionar pelo tamanho: “O painel Gigantes dos Oceanos é um projeto antigo, pois são enormes as limitações em reproduzir os maiores animais dos oceanos em um museu. Trata-se da primeira das grandes atrações do que estamos chamando de Parque Oceanográfico e que contemplará diversos equipamentos de grande poder educativo, cultural e turístico. Um dos principais objetivos do painel é fazer com que as pessoas sigam visualizando a imagem em direção ao céu e então imaginem o que representa os cerca de quatro mil metros de profundidade média dos oceanos, o que transforma proporcionalmente estes gigantes em formigas”, resume.

O projeto da Univali contou com a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, do Município de Balneário Piçarras e do Instituto Cultural Soto.