Mostra “E se toda arte for verdade?” abre para visitação em Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 28/07/2016

Itajaí – A exposição fotográfica “E se toda arte for verdade?”, do artista Fernando Maragataba, abre para visitação, no dia 1º de agosto (segunda-feira), às 19h, na Biblioteca Central da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí. A mostra é resultado de uma experimentação visual, baseada na técnica da captura em movimento de zoom focal.  As imagens foram realizadas a partir de questionamentos do autor sobre as relações humanas, o tempo e o espaço.

Paris, por Fernando Maragataba

2016-07-28- Paris_FernandoMaragataba.png

São 12 fotografias, feitas entre 2014 e 2015, com curadoria da fotógrafa paulistana Marcia Ulls. A exposição é inspirada em um texto de Maragataba que aborda questões inerentes a própria vida do artista, as vulnerabilidades e sua percepção de mundo. Os registros revelam ações em movimentos rápidos, numa velocidade espantosa. “E se toda arte for verdade? E se o pensamento for uma árvore sem raiz, de galhos secos e frutos doces?”, indaga o artista, em um trecho do texto poético da mostra.

Além da fotografia, Maragataba dedica-se a outros segmentos das artes visuais, como pintura, escultura, desenho e arte digital. Ele ministrou cursos e oficinas de fotografia em vários estados brasileiros e em outros países, como Portugal e Uruguai. Trabalhou nos Estados Unidos fotografando motociclistas que percorrem a Rota 66, foi coordenador da Escola de Artes Vilma Rebello, em Navegantes (SC), e participa ativamente de projetos culturais.

A mostra segue aberta para visitação até o dia 31 de agosto, no hall da Biblioteca Central da Univali, Campus Itajaí.

Mais informações: (47) 3341-7580, no Setor de Arte e Cultura da Univali. ​