Ministro do Trabalho palestrou na Univali na terça

Direito à desconexão nas relações profissionais foi o tema central do evento

por Carina Carboni | 16/11/2023

O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho – TST, Claudio Mascarenhas Brandão, ministrou palestra no 1º Colóquio Luso-Brasileiro de Relações do Trabalho e Tecnologia, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O encontro foi na terça, 14, no campus Itajaí e reuniu pesquisadores e profissionais da área de Direito do Trabalho do Brasil e de Portugal.

Ministro do Trabalho palestrou na Univali nesta terça_14.11.2023__.jpgFoto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra homem em pé atrás de uma tribuna, com a logomarca da Univali. Ele veste roupas formais e fala ao microfone.

ministro do trabalho palestrou na univali_14.11.2023_.jpgFoto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra uma sala de auditório com muitas pessoas sentadas. Elas vestem roupas formais e estão aplaudindo.

O evento, que foi organizado pela Escola de Ciências Jurídicas e Sociais (ECJS) da Univali, teve como tema central a importância do direito à desconexão nas relações de trabalho. De acordo com o coordenador do curso de Direito da Univali no campus Itajaí, professor Roberto Epifanio Tomaz, a ideia de promover o evento surge diante do contexto de um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado, o qual vem impactando também nas relações de trabalho.

“A discussão está relacionada ao fato de estar conectado o tempo todo com aquilo que a gente pode chamar hoje das atuais relações do trabalho, onde a tecnologia leva o prestador de serviço, aquele que está vinculado a algum tipo de questão laboral, inclusive, para dentro da sua própria casa. Então, é fundamental que se discuta essa relação porque o trabalhador precisa ter o seu momento de desconexão. Surge assim a necessidade desta discussão mundial das relações de trabalho e da tecnologia, que foi o que nos motivou a promover um colóquio luso-brasileiro.", destacou Tomaz.

Ministro do Trabalho palestrou na Univali nesta terça__14112023__.jpgFoto: Dales Hoeckesfeld
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra seis homens em pé sentados atrás de uma mesa, com a logomarca da Univali. Eles vestem roupas formais. A sala possui paredes e chão em tons claros e um telão está posicionado no lado direito.

A programação contou com dois painéis, sendo o primeiro focado no Direito do Trabalho em Portugal e o segundo no do Brasil. No primeiro painel, foram abordados os temas “Direito do Trabalho Português", “Algoritmo nas Relações Trabalhista em Portugal" e “Plataformas Digitais nas Relações do Trabalho em Portugal". Já no segundo painel, foram discutidos os temas do “Direito à Desconexão" e “Teoria Penta dimensional do Direito Aplicada ao Direito das Relações do Trabalho".

Para o professor Wanderley Godoy Júnior, que também atua como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região - TRT 12/SC, o evento apresentou temas atuais na área de Direito do Trabalho. “É importante a realização de eventos como esse para os estudantes do mestrado, do doutorado e da graduação, pois eles contribuem para a sua formação como pesquisadores e como profissionais."

Ministro do Trabalho palestrou na Univali nesta terça_14.11.2023_.jpgFoto: Dales Hoeckesfeld
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra público de costas assistindo uma palestra. Na frente há um homem falando atrás de uma tribuna e um telão onde está escrito Processo Judicial e Inteligência Artificial.

Já a palestra de encerramento do Colóquio foi conduzida pelo Ministro Claudio Mascarenhas Brandão que abordou o tema “Processo Judicial e Inteligência Artificial.

“Hoje nós vimos que há muitos pontos em comum entre Brasil e Portugal em relação à tecnologia, plataformas digitais, algoritmos, coordenação algorítmica. São temas do momento e que revelam a pertinência do evento, a importância dele e a inserção da academia, neste caso a Univali, nos grandes temas contemporâneos mundiais. É um encontro da maior importância e fiquei feliz em vir à Itajaí para participar.", afirmou o Ministro.