Inovatur 3 investirá R$1,3 milhões em projetos inovadores na área de turismo

Lançamento do edital ocorre na terça-feira, 19, às 17h

por Univali | 19/04/2022

Florianópolis - Ocorre na terça-feira, 19, o lançamento de edital da 3ª edição do programa de incentivo a projetos inovadores na área de turismo em Santa Catarina, o Inovatur. O programa é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e com o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O total de recursos do Inovatur 3 será de R$ 1,3 milhões sendo R$1 milhão da Santur e R$300 mil da Fapesc. Serão selecionados até 13 projetos e cada um poderá receber até R$100 mil. A inscrição das propostas deve ser feita até o dia 19 de maio. O lançamento do edital acontece às 17h de terça-feira, 19, na A Fábrica Working Bar, em Florianópolis. O edital estará disponível em www.fapesc.sc.gov.br

O Programa Inovatur estimula a criação de novos negócios e incentiva startups nas 13 regiões turísticas de Santa Catarina. Além do aporte financeiro, cada projeto selecionado participa de mentorias individuais, workshops temáticos, rodadas de negócios regionais e visita técnica ao ecossistema de inovação em Florianópolis. Nesta edição, os integrantes de três equipes também terão oportunidade de participar de uma missão técnica em um polo de inovação na região Sudeste.

"O Inovatur foi pioneiro e é referência no Brasil no desenvolvimento do turismo. Encerramos a segunda edição na última semana com a consolidação de um programa que a cada nova etapa amplia o total de investimentos e iniciativas beneficiadas. Por meio do Inovatur conectamos ideias inovadoras, mercado e o trade turístico. O resultado é o desenvolvimento do turismo, mais empregos e renda para Santa Catarina", diz o presidente da Santur, Henrique Maciel.

Podem participar do Inovatur soluções inovadoras de outros estados e países, desde que o proponente constitua uma empresa com CNPJ e sede em Santa Catarina e resida no Estado. “Queremos desafiar os empreendedores catarinenses a pensar em problemas, oportunidades e soluções para o turismo catarinense e fomentar novos negócios nas diversas regiões do Estado, conectando os empreendedores com a inovação por meio do fomento público”, explica Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc.

As iniciativas podem ser de diferentes segmentos ligados ao setor como gastronomia, turismo de aventura, agroturismo, cicloturismo, promoção de atrativos e serviços turísticos. “Para a Univali é uma grande satisfação executar o Inovatur e ver o crescimento do programa a cada nova edição. O desenvolvimento do turismo no Estado precisa de iniciativas como esta que potencializam a nossa vocação turística e elevam a qualidade deste setor que nos torna referência para todo o país. É muito gratificante ver as startups evoluindo ao longo dos meses e terminando o programa mais qualificadas, competitivas e capacitadas. Estamos muito animados para conhecer os próximos projetos que farão parte deste programa transformador”, destaca Pablo Flores Limberger, coordenador do Inovatur pela Univali.

Na Univali a atividade é capitaneada pela Vice-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, por meio da Gerência de Prestação de Serviços. A execução ocorre por meio de parceira do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria, curso de graduação em Turismo e Hotelaria e Coordenação de Inovação. O lançamento será transmitido pelo canal do Inovatur no YouTube

​​​​Outras informações: (47) 98847-6986, com Pablo Limberger, coordenador do Inovatur pela Univali.​