• Univali
  • Notícias
  • Grupo da Univali realiza publicação internacional sobre educação ativista de saúde

Grupo da Univali realiza publicação internacional sobre educação ativista de saúde

Artigo foi publicado no International Journal for Innovation Education and Reserch


por Natália Uriarte Vieira | 16/08/2018

Um grupo de acadêmicos e professores da Escola de Ciências da Saúde da Univali e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, vinculado ao projeto de extensão “Antonio Gramsci: fomentando a concepção ativista de educação”, realizou uma publicação no “International Journal for Innovation Edeucation and Reserch” com um relato de uma experiência de educação ativista de saúde no Brasil.

2018-08-16-saúde - horta.png

O artigo intitulado “Health Activist Education for Brasil: Report of na Experience” é de autoria dos professores Rita de Cassia Gabrielli, coordenadora do projeto de extensão e docente do curso de Odontologia e do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho, e Marco Aurélio da Ross, do curso de Medicina, do Mestrado em Saúde e da Residência Multiprofissional, e das acadêmicas Liana Riveiro, Joelma Feliciano e Paula Corrêa Souza, de Odontologia, Adriana Grabner Corrêa, de Psicologia, Marina Goelzer Kieling, de Fonoaudiologia, e da residente Camila Gonçalves Labrêa.

O trabalho socializa alguns vínculos setoriais geridos em uma experiência do projeto de extensão da Univali. A experiência foi realizada em 2016 com idosos do Centro Comunitário do Idoso no bairro Itaipava, em Itajaí, em parceria com trabalhadores de uma Unidade de Atenção Básica de Saúde local e do Conselho Municipal de Saúde. Os depoimentos foram analisados dialeticamente por meio da categoria “Queremos dançar de novo, e valorizamos as plantas”, enquanto as narrativas expressaram uma dor simbólica diante do corte de recursos municipais para garantir as viagens e bailes que ocorriam mensalmente e a vontade de fazer uma horta comunitária. Os setores envolvidos reconheceram o programa de extensão como uma classe efetiva e o local para desenvolver a prática.

Confira a publicação na íntegra, Health Activist Education for Brasil - Report of na Experience.pdf.

 

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados