Um grupo de acadêmicos e professores
da Escola de Ciências da Saúde da Univali e da Residência Multiprofissional em
Atenção Básica, vinculado ao projeto de extensão “Antonio Gramsci: fomentando a
concepção ativista de educação”, realizou uma publicação no “International
Journal for Innovation Edeucation and Reserch” com um relato de uma experiência
de educação ativista de saúde no Brasil.

O artigo intitulado “Health
Activist Education for Brasil: Report of na Experience” é de autoria dos
professores Rita de Cassia Gabrielli, coordenadora do projeto de extensão e
docente do curso de Odontologia e do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho, e
Marco Aurélio da Ross, do curso de Medicina, do Mestrado em Saúde e da Residência
Multiprofissional, e das acadêmicas Liana Riveiro, Joelma Feliciano e Paula
Corrêa Souza, de Odontologia, Adriana Grabner Corrêa, de Psicologia, Marina
Goelzer Kieling, de Fonoaudiologia, e da residente Camila Gonçalves Labrêa.
O trabalho socializa alguns
vínculos setoriais geridos em uma experiência do projeto de extensão da Univali.
A experiência foi realizada em 2016 com idosos do Centro Comunitário do Idoso
no bairro Itaipava, em Itajaí, em parceria com trabalhadores de uma Unidade de
Atenção Básica de Saúde local e do Conselho Municipal de Saúde. Os depoimentos
foram analisados dialeticamente por meio da categoria “Queremos dançar de
novo, e valorizamos as plantas”, enquanto as narrativas expressaram uma dor
simbólica diante do corte de recursos municipais para garantir as viagens e
bailes que ocorriam mensalmente e a vontade de fazer uma horta comunitária. Os
setores envolvidos reconheceram o programa de extensão como uma classe efetiva
e o local para desenvolver a prática.
Confira a publicação na íntegra,
Health Activist Education for Brasil - Report of na Experience.pdf.