Grupo da Univali integra Rede de Colaboração Virtual em Hemocentros do Brasil

Professor Alexandre Geraldo ministrou palestra pelo Rhemo, no dia 14

por Natália Uriarte Vieira | 28/06/2018

Um grupo de professores e acadêmicos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) integra a Rede de Colaboração Virtual por Videoconferência nos Hemocentros Coordenadores de todas as regiões do Brasil. No dia 14 de junho, Alexandre Geraldo, professor dos cursos de Biomedicina, Engenharia Mecânica e Engenharia Química da Univali, ministrou a palestra "Metodologia Kanban na gestão do serviço de hemoterapia", pelo Hemorrede Virtual – Rhemo, para diversos Estados brasileiros.

2018-06-28-videoconferência Alexandre Geraldo2.png

O Sistema Nacional de Sangue e Hemoderivados (Sinasan) é constituído principalmente pelos serviços públicos de hematologia e hemoterapia do Brasil, e coordenado pelo Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde (MS). Em parceria com o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-UFPE), foi implantada uma Rede de Colaboração Virtual por Videoconferência nos Hemocentros Coordenadores (HCC) de todas as regiões do Brasil, a Rhemo.

Geraldo explica que este projeto tem permitido o estudo de tecnologias pela colaboração virtual, sendo que foi realizada a implantação de uma infraestrutura tecnológica para videoconferência por meio da rede InfoSUS, provida pelo DataSUS, em 31 unidades do Sinasan.

Segundo o docente, a infraestrutura comporta, num país com dimensões continentais, a colaboração por videoconferência visando aumentar a eficácia dos processos de gestão, troca de experiência e soluções, e apoio à pesquisa e na formação de redes de conhecimento. Além disso, a tecnologia possibilita a ampliação das formas de colaboração entre os hemocentros, bem como a economia de recursos com a diminuição dos deslocamentos entre as equipes e colaboradores da Hemorrede.

A Univali participa dessas atividades, por meio do envolvimento de professores e alunos. As videoconferências ocorrem na sala 201 do bloco C1, sendo necessário o comparecimento dos interessados 30 minutos antes do início das atividades.