Grupo da Univali embarca no Laboratório de Ensino Flutuante do MEC

Operações ocorreram entre os dias 16 e 20 de dezembro, em alto-mar

por Natália Uriarte Vieira | 20/12/2018

Um grupo de 26 acadêmicos e sete professores do curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) embarcaram no Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar I (LEF I), do Ministério da Educação (MEC), para a realização de atividades teóricas e práticas, que abrangeram coletas de dados e ensinamentos de assuntos como meteorologia, geologia marinha, salvamento no mar, entre outros. Houve duas "pernadas", entre os dias 16 e 20 de dezembro, com trajetos em mar aberto, em Itajaí e próximo ao município de São Francisco (SC).

2018-12-14 - LEF I Ciências do Mar1 2.jpg

Os estudantes utilizaram a bordo diversos tipos de instrumentos específicos para coleta de parâmetros bióticos - relativo a seres vivos -, e abióticos – fatores não vivos que interferem no meio. Antes do embarque, os acadêmicos participaram de aulas, que contemplaram exposições sobre os objetivos do cruzeiro e o plano de amostragem, tipo de informação quantitativa ou qualitativa, local, número e periodicidade da coleta para obtenção de dados oceanográficos e materiais para análise. As atividades teórico-práticas abordaram questões relacionadas à meteorologia, salvatagem, navegação, hidroacústica, física da água, química da água, geologia marinha, fito e zooplâncton, organismos bentônicos, observação de aves e mamíferos, e pesca.

2018-12-20 - Laboratório flutuante2.jpg

A primeira "pernada" teve partida no domingo (16) de manhã, próximo à empresa Kowalsky, no bairro Salseiros em Itajaí, com retorno na terça-feira de manhã. A outra operação foi entre terça e quinta-feira. A área estudada pelos pesquisadores compreendeu o trecho entre Itajaí, de frente para o Rio Itajaí-Açu para traçar o perfil horizontal, e São Francisco do Sul, a cerca de 100 Km da costa.

2018-12-20 - laboratório flutuante.jpg

Laboratórios flutuantes

O projeto dos laboratórios flutuantes foi idealizado e elaborado pelo Comitê para Formação em nível de Graduação e Pós-graduação em Ciência do Mar (PPGMar), que envolveu os cursos da área e foi submetido ao MEC para aprovação. O LEF I começou a ser construído em 2014 e foi entregue em novembro de 2017 pelo MEC à Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que ficou responsável por administrá-lo, para uso dos cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação em Ciências do Mar da Região Sul. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os cursos de graduação que utilizarão a embarcação serão os cursos de Biologia Marinha, Engenharia de Pesca e Oceanografia.

A organização das operações está sob a Coordenação Gestora Regional ou Comitê Gestor Regional, composta por coordenadores e professores responsáveis pela atividade de embarque dos cursos em Ciências do Mar Região Sul, para definir as responsabilidades de gestão. O LEF I entrou em atividade em novembro de 2017, e durante 2018 ficou em fase teste na Furg, recebendo adaptações e os equipamentos para operação.  No segundo semestre deste ano foi entregue para operação o LEF II à região Norte e dois outros (LEF III e LEF IV) estão em fase de construção.

Mais informações: (47) 3341-7725, com o professor Marcio da Silva Tamanaha, coordenador do curso de Oceanografia da Univali.