• Fundação Botín seleciona jovens com vocação para a gestão pública

Internacionalização

Fundação Botín seleciona jovens com vocação para a gestão pública

Inscrições para o programa de intercâmbio seguem abertas até o dia 9 de maio

por Natália Uriarte Vieira | 26/03/2019

Santa Catarina - A Fundação Botín está selecionando estudantes universitários para a 10ª edição do Programa Fortalecimento da Função Pública na América Latina. São bolsas para treinamento intensivo de oito semanas. Este ano a formação começa no dia 27 de outubro, nos Estados Unidos, passa pela Espanha e encerra na Colômbia no dia 6 de dezembro, com cobertura dos gastos com viagem, alojamento e manutenção. As inscrições seguem abertas até o dia 9 de maio, aqui

Foto: Fundação Botín2019-03-26 - Fundação Botin.jpg

Trata-se de um programa de formação e potencialização de lideranças latino-americanas, voltado a jovens da graduação que desejam se comprometer com o setor público. Os temas trabalhados englobam gestão de projetos, economia, inovação no setor público, oratória, criatividade, filosofia política, entre outros. A iniciativa também proporciona atividades de outdoor training, torneio de debate, elaboração de um projeto de inovação pública e visitas a instituições espanholas.

Podem participar do programa alunas e alunos universitários, de qualquer curso de graduação, nascidos entre 1º de jneiro de 1995 e 31 de dezembro de 1999, que tenham cursado mais de 50% dos estudos universitários de seu respectivo curso. A candidatura deve ser endossada pela Reitoria da Universidade de origem. Além disso, são requisitos de valor na seleção: expediente acadêmico brilhante e domínio do inglês; experiência e participação das associações estudantis, políticas e sociais que tenham como fim o desenvolvimento da sociedade por meio de políticas públicas e da realização de práticas profissionais em instituições públicas. A Fundação procura perfis de liderança, de jovens que demonstrem integridade, proatividade e vocação de serviço, valorizando ainda o potencial dos candidatos na articulação, mobilização de pessoas e no engajamento social.

O resultado dos 32 candidatos selecionados será divulgado no dia 2 de julho, no site da Fundação Botín, que concentra outras informações relativas ao programa.

Egressos da Univali foram aprovados em edições anteriores

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) já contou com dois estudantes aprovados em edições anteriores do programa. Em 2011, Guilherme Doin, que era acadêmico, hoje alumnu (egresso) de Direito, foi selecionado e participou do programa, e em 2012, Marcos Eduardo Maestri, também alumnu de Direito, realizou o curso no exterior.

Mais informações: (47) 3341-7552, na Diretoria de Assuntos Internacionais (DIR).