Formações marcam o início das atividades do PET-Saúde Interprofissionalidade

Preceptores da Rede Municipal de Saúde de Itajaí, professores e acadêmicos participam das capacitações

por Natália Uriarte Vieira | 06/02/2019

Itajaí – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza, neste mês de fevereiro, formações para profissionais da Rede Municipal de Saúde de Itajaí e acadêmicos que atuarão no Programa de Educação pelo Trabalho – PET Saúde Interprofissionalidade. As capacitações dão início ao projeto do Ministério da Saúde e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, aprovado em Itajaí por meio da proposta da Universidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Fotos: Dales Hoeckesfeld2019-02-5 - PET Saúde por Dales Hoeckesfeld.jpg

No dia 5 de fevereiro (terça-feira), ocorreu a primeira capacitação ministrada por professores da Escola de Ciências da Saúde da Univali que farão a coordenação e tutoria do programa, destinada a profissionais que atuarão como preceptores – profissional responsável por acompanhar o atendimento de acadêmicos de saúde a pacientes. No encontro, o grupo trabalhou no planejamento das atividades, além de discutir sobre educação interprofissional e práticas colaborativas na formação em saúde.

Nesta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, profissionais e docentes reúnem-se novamente para a elaboração do cronograma de atividades e das estratégias que serão utilizadas nos cenários de prática do programa. Dia 13 de fevereiro (quarta-feira), o encontro agregará a participação dos acadêmicos-bolsistas da Univali, envolvendo cerca de 60 pessoas.

O PET Saúde Interprofissionalidade tem por objetivo auxiliar nas mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da saúde, considerando estratégias vinculados aos princípios de interprofissionalidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Esses princípios são considerados fundamentos da mudança, na lógica da formação dos profissionais e na dinâmica da produção do cuidado em saúde. A iniciativa também pretende qualificar processos de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a instituição de ensino, de modo a promover a educação interprofissional e as práticas colaborativas em saúde.

2019-02-05 - pet saude-7.jpg

Em Itajaí, haverá cinco grupos do programa formados por estudantes de pelo menos três cursos da área da saúde. O Grupo 1 fará o acompanhamento da implantação e desenvolvimento das disciplinas integradoras do 1º ao 4º período. Já o Grupo 2 estará focado na educação interprofissional e nas práticas colaborativas da Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência (física, intelectual e auditiva). Já o Grupo 3 trabalhará na educação e práticas na saúde mental e na saúde da criança; o Grupo 4 na atenção básica; e o Grupo 5 na gestão de atenção em saúde. As práticas começam em março e o programa, aprovado no fim de 2018, segue com atividades até 2020.

2019-02-PET Saúde 2 - por Dales Hoeckesfeld.jpg

Mais informações: (47) 3341-7539, com a professora Simone Viana, responsável pelo PET-Saúde na Univali.