Estudante da Univali cria aplicativo para combate ao mosquito aedes aegypti

Sistema será lançado na terça-feira, 22, e cedido gratuitamente para a prefeitura de Tijucas

por Wagner José Mezoni | 22/06/2021

​Tijucas - O aplicativo "Radar Aedes" será lançado na terça-feira, 22, às 15h, no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, em Tijucas. O app será uma ferramenta digital de acompanhamento e controle do trabalho de combate ao mosquito da dengue no município, que poderá ser utilizada tanto pela equipe de agentes da vigilância como pela comunidade.

A aplicação, que será cedida, gratuitamente, ao munícipio de Tijucas, foi desenvolvida pelo estudante Filipe Reinert Silva, sob orientação de Lucas Debatin, como trabalho de conclusão do curso de Ciência da Computação da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Ele terá dois módulos: um para os profissionais que atuam no combate aos focos do mosquito aedes aegypti e outro para a população. Para os profissionais, a expectativa é de que o aplicativo dispense o uso de formulários de papel.

Para a população a aplicação usará técnicas de gamificação para engajar, motivar comportamentos e permitir denúncias de focos do mosquito. Paralelamente, um sistema WEB permitirá aos gestores a visualização de mapas, relatórios e gerenciamento dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito.

Outras informações: (47) 99635-5127, com Lucas Debatim, professor do curso de Ciência da Computação da Univali e orientador do projeto.