Estação Rádio Costeira de Itajaí ganha número de telefone e WhatsApp

Serviço é considerado um dos meios de comunicação mais importante à disposição de pescadores, familiares e empresas de pesca

por Wagner José Mezoni | 20/12/2021

Itajaí - A Rádio Costeira Municipal de Itajaí, operacionalizada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), agora conta uma linha de telefone celular para facilitar a comunicação entre a comunidade pesqueira e seus familiares. Por meio do número (47) 99909-4715 é possível acionar o serviço por ligação ou WhatsApp.

​Paralelamente, as demais formas de contato permanecem ativas no telefone fixo (47) 3346-4470, no e-mail radiocosteiraitajai@gmail.com​ e no site: https://sepesca.itajai.sc.gov.br​. Por meio do último serviço, basta acessar o link e inserir o nome da embarcação para ver os registros de sua movimentação.

​Foto: Divulgação/PMI​​​

​Agostinho Peruzzo, responsável pela estação, explica que a Rádio Costeira realiza apoio às embarcações e suas tripulações em qualquer adversidade com foco na salvaguarda da vida humana no mar: "Além disso, o serviço é um dos meios de comunicação mais importante que está à disposição de pescadores, familiares e empresas de pesca", aponta.

A estação funciona 24h por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano atendendo todas as embarcações na região sudeste/sul, com alcance desde o Chuí ao Espírito Santo emitindo boletins de previsão do tempo e avisos aos navegantes.

Sobre a Rádio Costeira e a Univali

​A Rádio Costeira de Itajaí é operacionalizada pela Univali desde 2012, mediante contrato de prestação de serviços firmado entre o Município de Itajaí e a área de prestação de serviços da Escola de Negócios da Universidade.

Ela opera, diariamente, com rádio operadores habilitados e atende nos canais de rádio de longa distância (equipamento SSB, frequências 4129, 4137, 4429) e curta distância (VHF, canal 22), todas licenciadas pela Anatel. Entre seus serviços, está o monitoramento de todas as embarcações presentes na costa Sudeste/Sul do mar brasileiro.

A rádio atende toda a frota pesqueira e é a principal ponte entre  as tripulações no mar e o contato em terra, facilitando a logística necessária para o sucesso dos cruzeiros de pesca. A estação monitora o deslocamento diário da frota, registrando sua posição para salvaguarda do patrimônio material e humano presente na fauna de pesca.

A estação também repassa as informações meteorológicas e oceanográficas auxiliares à pesca ao longo da costa Sudeste-Sul brasileira, elaboradas especificamente para esta finalidade no Laboratório de Meteorologia e Climatologia da Escola do Mar, Ciência​ e Tecnologia da Univali.

​​​Outras informações: (47) 99977-1273, com Agostinho Peruzzo, responsável pela Rádio Costeira.​