Itajaí – Uma equipe multiprofissional da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) trabalha na produção de sabão líquido, a partir do óleo reciclado. O material está sendo doado a entidades e instituições da cidade, para a limpeza de superfícies, auxiliando no combate à pandemia da Covid-19.


O grupo é formado por docentes da Escola de Ciências da Saúde, dos cursos de Farmácia e Biomedicina; da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, do curso de Estética; e da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. A ação ocorre por meio do projeto de extensão Reduzir e Reciclar e o trabalho é conduzido pela professora Fátima de Campos Buzzi, coordenadora do curso de Farmácia e do projeto. Além dela, estão envolvidos nesta ação, os professores Ana Elisa de Oliveira, Anelise Ehrhardt, Daisy Janice de Aguilar Netz e Roberto Dalla Vecchia.
Na quinta-feira, dia 21 de maio, foram doados 100 litros de sabão líquido à Secretaria Municipal de Saúde e 60 litros ao Hospital Infantil Pequeno Anjo. Outros 50 litros foram produzidos e serão entregues ao Asilo Dom Bosco.
“Neste momento, a luta contra o vírus é de todos. Nós estamos dando o nosso melhor, colocando em prática o conhecimento de forma a contribuir para a saúde da população, com o reaproveitamento de resíduos", comenta a professora Fátima.
Sobre o projeto de extensão
O projeto de extensão Reduzir e Reciclar, vinculado à Coordenação de Projetos e Extensão da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, possui duas linhas de trabalho. A primeira trabalha atividades voltadas ao descarte correto de medicamentos, enfatizando o uso racional de medicamentos, para evitar o desperdício e auxiliar na eficácia terapêutica dos tratamentos medicamentosos e no armazenamento para garantir a qualidade e o tempo de vida útil. Além disso, o grupo desenvolve ações de educação em sustentabilidade para a fabricação artesanal de sabão, estimulando o reaproveitamento de resíduos pelas famílias como possibilidade de geração de renda.
