• Univali
  • Notícias
  • Crianças do CAU vivenciam experiências com teatro de sombras

Crianças do CAU vivenciam experiências com teatro de sombras

Potencial criativo e imaginação foram estimulados nas atividades


por Natália Uriarte Vieira | 28/11/2018

As crianças dos quartos períodos da Educação Infantil do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), Campus Itajaí, vivenciaram, nas últimas semanas, atividades de exploração do teatro de animação, com foco nas sombras. As experiências foram propostas nas aulas de Laboratório de Movimento – Teatro, ministradas pela arte-educadora Ana Paula Beling.

2018-11-28 - Teatro de sombras CAU2.jpg

As crianças conheceram algumas técnicas utilizadas nessa modalidade teatral e exploraram de diferentes maneiras a luz, a tela, as silhuetas e os corpos em relação com a sombra e com a estética da sombra. Para essas experiências o grupo utilizou lâmpadas; lanternas; luz do sol; espaços claros ao ar livre; espaços fechados e escuros; vídeos-referências de espetáculos e oficinas de teatro de sombras com grupos profissionais brasileiros; papelão, celofane e palitos de churrasco para a elaboração e confecção de silhuetas; e pano branco de tela com foco de luz para a criação e apreciação de cenas.

2018-11-28 - teatro de sombras CAU3.jpg

As atividades visaram estreitar laços entre as crianças e as técnicas do teatro de formas animadas, com foco no teatro de sombras. Elas permitiram aos alunos desenvolver a imaginação e a criatividade, ampliar a percepção estética, recriar a visão de mundo e sua realidade, conhecer e compreender as diferentes técnicas de manipulação das silhuetas na sombra e a oportunidade de apreciarem arte.

 2018-11-28 - teatro de sombras CAU.jpg

"Foi um processo de criação maravilhoso, que pude perceber a força do lúdico na vida e no aprendizado da criança, além do enorme potencial criativo e artístico de cada uma delas. A facilidade com a qual elas lidaram com a técnica e com a exploração da técnica do teatro de sombras me surpreendeu positivamente. A linda capacidade artística e criativa de uma criança jamais pode ser subestimada", comenta Ana Paula.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade