Coleta seletiva mostra que pequenas atitudes fazem a diferença

Saiba qual o destino dos resíduos recicláveis e não-recicláveis produzidos na Univali e porque a separação está gerando benefícios socioambientais e inclusão social

por Ana Paula Bazi | 13/07/2017

Há pouco mais de um ano, a Univali implantou a coleta seletiva no Campus Itajaí. Em todos os ambientes: salas de aula, corredores, secretarias, escritórios e laboratórios, há lixeiras verdes e cinzas para separação do lixo reciclável e não-reciclável.

2017-07-13-Coleta Seletiva.png

Mas, você já se perguntou, qual o caminho do lixo desde que ele é descartado na lixeira até o seu destino final?  A “saga” dos resíduos começa na mão da comunidade acadêmica, que precisa estar atenta na hora da separação. Por isso, o cuidado com esta simples atitude é fundamental.

Assista o vídeo e conheça o caminho dos resíduos:

“Optamos por colocar apenas dois tipos de lixeira para facilitar a separação diretamente na fonte de geração do resíduo”, explica Francine Wendt, engenheira ambiental da Univali. Após esta primeira separação, cada saco de lixo é recolhido e ganha um destino diferente.

O lixo não-reciclável é encaminhado ao aterro sanitário. Já o resíduo reciclável, recolhido no Campus, vai para a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), que faz a triagem, processamento e comercialização do material. “Com a renda, pagamos as contas da cooperativa e dividimos o dinheiro em parte iguais entre todos os cooperados”, esclarece Jonatas de Souza, presidente da Cooperfoz.

2017-07-13-Coleta Seletiva2.png

Desde que a coleta seletiva foi colocada em prática, em 2016, pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos da Universidade, mais de 40 toneladas de resíduos percorreram a cadeia de reciclagem, reduzindo a degradação ao meio ambiente e gerando renda e inclusão social de famílias de baixa renda de Itajaí.

Escolha a lixeira certa e faça a diferença!

2017-07-13-coleta certa2.jpg