CAU Itajaí oferta a disciplina optativa de Gastronomia

Atividades teóricas e práticas ocorrem no Campus Balneário Camboriú

por Gabriel Fidelis e Natália Uriarte Vieira | 03/10/2019

Itajaí - Cozinhar é habito inerente ao ser humano, afinal a alimentação é um dos pilares principais para garantir saúde e bem-estar às pessoas. Mas, há quem enxergue o ato de cozinhar como arte e se especializa para fazer da culinária o seu trabalho. Pensando em oportunizar vivências nessa área ainda na educação básica, o Colégio de Aplicação da Univali (CAU), Campus Itajaí, em parceria com o curso de Gastronomia da Univali, lançou a disciplina optativa de Gastronomia no ensino médio.

Fotos: Gabriel Fidelis2019-10-02 - Disciplina Gastronomia CAU.jpg

Na nova disciplina, os estudantes têm aulas teóricas e práticas no Laboratório de Gastronomia do Campus Balneário Camboriú, quinzenalmente, nas sextas-feiras à tarde. Durante as atividades, são utilizados e trabalhados termos da cozinha, visando uma imersão dos estudantes no curso. Nas aulas teóricas, os alunos aprendem habilidades básicas da gastronomia, como cortes de carnes em geral, preparação de fundos e afins, regras de etiqueta e organização da mesa. Já as aulas práticas, as mais desejadas pelos estudantes, começam logo depois dos ensinamentos básicos e quando eles já têm noções para o manuseio dos instrumentos da cozinha. O planejamento contempla receitas da culinária nacional e internacional.

A professora Mariana Guedes, egressa do curso de Gastronomia da Univali, conduz as aulas. Ela tem como auxiliares de cozinha as acadêmicas de Nutrição, Cláudia Souza e Laura Morgado, responsáveis por fazer o chamado mise en place, termo francês que significa “pôr em ordem" os ingredientes que os estudantes utilizam durante a aula.

2019-10-02- Disciplina Gastronomia CAU2.jpg

O processo de estudo oferecido ao estudante do CAU é semelhante ao ofertado no curso de Gastronomia. De acordo com Mariana, o objetivo da disciplina optativa não é apenas reproduzir uma receita, mas consiste em, assim como na graduação, compreender todo o cenário e o contexto de uma cozinha: “Aqui os alunos entendem que uma cozinha é feita de processos e que sem planejamento não haverá o sucesso de uma receita", afirma a professora.

Para o encerramento da disciplina, os estudantes deverão organizar um evento no final deste semestre. Separados em grupos, os alunos farão o planejamento do que acontecerá durante a festividade, os pratos e bebidas a serem servidos e deverão cozinhar para os convidados, que serão recepcionados no Foyer da Univali, Campus Balneário Camboriú, em data ainda a definir.

2019-10-02 - Disciplina Gastronomia CAU3.jpg

Mais informações: 3341-7546, na direção do CAU Itajaí.