Caixas de leite reutilizadas viram elemento de controle solar em laboratório da Univali

Desenvolvida no Campus Florianópolis, técnica controla iluminação natural e garante melhoria do desempenho térmico

por Wagner José Mezoni | 21/08/2019
​Florianópolis - Alunos e professores do Laboratório de Conforto Ambiental (Laca) do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Florianópolis, desenvolveram uma solução criativa para impedir a incidência direta de radiação solar. Os jovens reutilizaram caixas de leite e suco para criar um quebra-sol (ou brise-soleil).

Normalmente esse tipo de dispositivo arquitetônico integra a fachada das edificações. Na solução desenvolvida por Rafael Prado Cartana, professor e coordenador do Laca/Univali, e aplicada pelo grupo de alunos do laboratório, durante uma oficina, as caixas de suco e de leite foram cortadas e coladas, em ângulo, para promover, pela área interna do ambiente, a obstrução da radiação solar direta, causar o mínimo de restrição visual e permitir boa admissão de luz natural. 2019-08-21-simulacao.jpg
Por meio de modelagens e simulações computacionais o grupo calculou qual o efeito da aplicação dos modelos na janela do espaço.

2019-08-21-brise2.jpg
"Consideramos as características do material utilizado, suas possibilidades geométricas de montagem e composição, associadamente ao seu desempenho térmico e lumínico"”, diz Rafael Prado Cartana, professor e coordenador do Laca/Univali.

2019-08-21-brise4.jpg

Ele explica, ainda, que as simulações demonstram, para diferentes datas e horários, que o sistema proposto evita a admissão direta de sol e que os testes já realizados demonstraram que, com a aplicação do método, tanto a iluminação quanto a sensação térmica do ambiente foram melhoradas.

2019-08-21-brise3.jpg

Outras informações: (48) 3332-2503/98409-1614, com Rafael Prado Cartana, professor responsável pelo Laboratório de Conforto Ambiental (Laca) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali em Florianópolis.