A disciplina de Planejamento de Marketing, do curso de Publicidade e Propaganda da Univali, propõe, semestralmente, a elaboração de um plano de marketing para um cliente real do mercado. Neste semestre, o cliente convidado é o Projeto Cidades Invisíveis. No dia 12 de abril, Samuel Schmidt Figueira dos Santos, idealizador da marca, participou de uma reunião de briefing, no Campus Itajaí.
"Todo semestre, buscamos essa proximidade entre a Universidade e o mercado. Assim, proporcionamos aos acadêmicos uma experiência prática da disciplina, tendo a teoria como base para o desenvolvimento das propostas de marketing", explica a professora responsável pela disciplina, Daniella Cristina Rebelo.
O Projeto Cidades Invisíveis é uma marca social que tem a missão de transformar a vida das pessoas. Cada peça de roupa vendida tem parte do valor investido em programas sociais que são desenvolvidos para que todos consigam crescer com independência.
O briefing consiste na etapa inicial do plano de marketing e compreende a coleta de informações sobre a empresa e seus objetivos no mercado. No encontro do dia 12, foi realizado um quiz sobre as informações apresentadas e o vencedor foi o acadêmico Wesley da Silva.
Para o acadêmico Morgano Valdir Nascimento, a experiência de fazer um plano de marketing a partir de um cliente real lhe motiva a dar o melhor de si. "Lidaremos com problemas reais, expectativas e com a vida das pessoas que fazem parte do projeto. Então, não considero só mais uma nota, e sim uma experiência de mercado", pondera.
O plano de marketing é a atividade avaliativa da disciplina e seguirá em desenvolvimento até o final do semestre, quando serão apresentadas as propostas de marketing ao cliente.