Alunos da Univali participam de maratona de inovação

Final do Innovathon Brasil será no próximo sábado (4)

por Natália Uriarte Vieira | 01/07/2020

Itajaí – Dois grupos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) estão entre as equipes que disputam o Innovathon Brasil 2020, uma maratona de inovação cujos os primeiros desafios da etapa nacional ocorreram no último fim de semana, nos dias 27 e 28 de junho. No sábado, dia 4 de julho, haverá a apresentação dos melhores pitches, avaliação da banca e anúncio dos vencedores com premiação.

Maratona de inovação capa.jpginovação 2.jpeg

Uma das equipes é formada pelos acadêmicos do curso de Oceanografia, Gabriel Arturo Savi, Julia Abrão Teixira, Ricardo Utzig Nardi, Lucas Gavazzoni e Jordana Santos Fiala, e pelo coordenador do curso, professor Márcio da Silva Tamanaha. A proposta do grupo está focada na área de preservação de ecossistemas marinhos. Eles trabalharam a partir da atividade da pesca do camarão e propõem como solução um sistema seletivo de captura do camarão, que inicialmente está direcionado à pesca artesanal.

O outro grupo da Univali conta com a participação da acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária, Amanda Nascimento Andrade; dos acadêmicos de Ciências Biológicas, Bruna Miranda de Souza, Collini Ciristina Pinheiro e José Xavier da Silva Neto, e do estudante de Fonoaudiologia, Luiz Fernando Pappen Rockenbach. O trabalho tem como área de exploração a redução do lixo nos mares e oceanos. Eles propõem redes de pesca biodegradáveis produzidas por meio da fibra de coco, com tecnologia de rastreamento para capturar os dados e entender como funciona a dinâmica das redes fantasmas (redes abandonadas ou cortadas que se acumulam dentro dos oceanos e matam milhares de animais todos os anos).

O Innovathon foi criado pelo CEiiA de Portugal, em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de inspirar o desenvolvimento de soluções técnicas e operacionais criativas e viáveis, que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A maratona realiza-se em duas etapas. Primeiro, diversos países realizam seus Innovathons. Os vencedores de cada etapa, então, se credenciam para uma final mundial promovia pelo CEiiA e pelo Pacto Global das Nações Unidas. Em 2020, o Innovathon procura soluções inovadoras para garantir qualidade de vida, produtividade e melhoria da sustentabilidade dos oceanos, convergentes com o Reboot the Ocean Challenge.

Mais informações em https://innovathonbrasil.com/.