• #AgostoLilás: Projeto em Itajaí oferece formação para mulheres em situação de desemprego e vulnerabilidade

Iniciativa da Univali tem como foco a recolocação no mercado de trabalho ou preparação para gestão do próprio negócio

por Wagner José Mezoni | 05/08/2021

Itajaí – Para marcar o Agosto Lilás, campanha comemorativa a sanção da Lei Maria da Penha, que completa 15 anos no dia 7 de agosto de 2021, o projeto de extensão "Mulheres Empodera", que é capitaneado pela ​Escola de Negócios da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), disponibilizou, no YouTube, uma série com 12 programas gravados durante o primeiro semestre.

São seminários, com duração entre 1h30 e 2h, que abordam temas como autoconhecimento, planejamento e avaliação de carreira, estratégias para recolocação profissional, gestão do tempo, inteligência emocional e social, autocuidado, liderança e gestão financeira. Eles podem ser acessados, gratuitamente, clicando aqui.

Sobre o projeto

O projeto "Mulheres Empodera" foi colocado em prática no início de 2021 com objetivo de recolocar mulheres no mercado de trabalho: “Temos como foco o desenvolvimento do empreendedorismo social e a qualificação profissional das mulheres, de Itajaí e região, que se encontrem em situação de desemprego e vulnerabilidade, para recolocação no mercado de trabalho ou capacitação para a gestão do negócio próprio”, resume a professora Natalí Nascimento que, conjuntamente com a professora Suelen Sacht Fernandes, é responsável pela iniciativa.

Elas contam que a equipe da Univali vem realizando levantamentos para identificar o perfil das mulheres desempregadas e promovendo oportunidades de diálogos, formações e alinhamentos de estratégia para recolocação profissional, ou gestão do próprio negócio, assim como auxiliando na administração de suas finanças pessoais.

A atividade está alinhada com seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade: ODS #01 - Erradicação da pobreza; ODS #04 - Educação de qualidade; ODS #05 - Igualdade de gênero; ODS #08 - Trabalho decente e crescimento econômico; ODS #10 - Redução das desigualdades; e ODS #17 - Parcerias e meios de implementação.

A programação completa, com as atividades para o segundo semestre de 2021 podem ser acompanhadas pela página de eventos da Univali em www.univali.br/eventos ou pela conta do Instagram da Escola de Negócios da Univali, acessível em www.instagram.com/en.univali/.

Outras informações: (47) 99958-5773, com Natalí Nascimento, professora responsável pelo projeto.