Acadêmicos de Design Gráfico desenvolvem propostas visuais para brinquedos

Iniciativa ocorre por meio da parceria com um projeto de extensão do IFSC Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 23/10/2018

Balneário Camboriú/ Itajaí – Acadêmicos do 7º período do curso de Design Gráfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) estabeleceram uma parceria com o projeto de extensão "De Lixo a Bicho" do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Unidade Itajaí. Juntos eles desenvolveram e deram uma nova roupagem a brinquedos feitos a partir de materiais residuais. O resultado do trabalho será apresentado nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, às 9h, no anfiteatro do IFSC, em Itajaí.

2018-10-23-brinquedos Design Gráfico2.png

A atividade desenvolve-se na disciplina Design e Meio Ambiente, ministrada pelo professor Gustavo Russo. O docente explica que a ideia surgiu a partir da demanda de um cliente incomum – o projeto do Instituto, que traduz em suas ações de ensino, pesquisa e extensão, três conceitos – o lúdico, o residual e o socioambiental. "De Lixo a Bicho" produziu ao longo de seus três anos de existência, oito brinquedos, alguns já em uso e outros em fase de testagem. Agora, os estudantes do ensino técnico do Instituto, que somam mais de 40, e da graduação da Univali uniram-se para avaliar as criações, que estão sendo revisitadas e ganharam novas configurações.

2018-10-23 - brinquedos Design Gráfico.png

A proposta visa empreender ações de educação ambiental nas escolas, a educadores e à comunidade. As equipes transdisciplinares trabalharam para apresentar na sessão coletiva aberta a professores, acadêmicos e comunidade, os brinquedos sustentáveis criados a partir do aprendizado mútuo, de trocas, intervenções e conexões estabelecidas entre todos os envolvidos.

Mais informações: (47) 3261-1258, na coordenação do curso de Design Gráfico da Univali.