Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo é finalista do Concurso Estudos Deca

Mariah Vieira Mafra desenvolveu projeto na categoria “Banheiro do museu no Gender (unissex)”

por Natália Uriarte Vieira | 24/10/2018

Balneário Camboriú – Depois de vencer por dois anos consecutivos o Concurso Estudos Deca, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está mais uma vez na final do prêmio nacional voltado a acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores. Mariah Vieira Mafra, do curso de Arquitetura e Urbanismo, é finalista da categoria "Banheiro do museu no Gender (unissex)", com projeto desenvolvido no Núcleo de Concurso de Projeto (NCPro), sob orientação do professor Eduardo Baptista Lopes.

2018-10-24- Projeto finalista Concurso Deca - Mariah.png

Nesta categoria, os candidatos deviam propor um banheiro sem gênero em um museu. Baseado nisto, Mariah optou por explorar as composições familiares e a amamentação em público, para um banheiro no Museu Oscar Niemeyer (Mon), em Curitiba (PR). Ela traz a relevância da categoria família no contexto das mudanças ocorridas no transcorrer dos tempos da sociedade, sem um ideal único de família a ser seguido.

O banheiro proposto pela acadêmica contempla os novos arranjos e composições familiares, desmistificando os pré-conceitos e conceitos constituídos ao longo da história. A estudante defende que o banheiro sem gênero consiste em um local seguro e confortável para que todas as pessoas possam utilizá-lo. Trata-se de um espaço democrático e de uso irrestrito, que vai além da identidade de gênero. Nele, segundo a autora, familiares de gêneros opostos, por exemplo, podem também oferecer apoio necessário a algum integrante necessitado, como um pai auxiliando uma filha ou até mesmo um filho que precisa ajudar uma mãe idosa.

2018-10-24 - Projeto finalista Concurso Deca - Mariah3.png

O projeto volta-se ainda a uma questão latente na sociedade, a amamentação em espaços públicos. A proposta levou em conta a amamentação como um processo natural da vida, que deve ser realizado da maneira confortável e segura. A essência do trabalho de Mariah agregou o conceito "natural", no intuito de demonstrar os processos naturais da vida. "O natural também é explorado no meu projeto por meio de dinâmica da natureza e de como nós, seres humanos, compomos sua diversidade natural", explica a acadêmica.

2018-10-24-Projeto finalista Concurso Deca - Mariah2.png

Concurso Estudos Deca

O Concurso Estudos Deca é um prêmio em âmbito nacional, subdividido em quatro categorias. A equipe do NCPro foi vencedora do concurso, em 2017 com o projeto de Jeferson Branco, e em 2016 com o trabalho de Artur Guilherme Bernardoni, ambos orientados pelo professor Eduardo Baptista Lopes.

O prêmio contempla 12 finalistas, três em cada uma das quatro categorias. Os primeiros colocados receberão macBook (Acadêmico) e iPad (professor orientador), terão direito à publicação na Revista Casa Claudia, assinatura da mesma e visibilidade no Espaço Deca, com o trabalho exposto por determinado período, no local.

Os finalistas apresentarão seus projetos no dia 8 de novembro, e a festa de premiação final da edição 2018 será no dia 22 de novembro, em São Paulo (SP).

Mais informações: (47) 3261-1219, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali.