Univali recebe pesquisadores da Universidade de Salamanca na Espanha

As duas instituições têm convênio para mobilidade de estudantes e professores

por Roberta Ramos | 24/11/2021

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe esta semana a visita de um grupo de pesquisadores da área de engenharia da computação da Universidade de Salamanca, na Espanha. A comitiva é formada pelo professor Gabriel Villarrubia González e pelos doutorandos André Sales Mendes, Héctor Sánchez San Blas, Mario Muñoz Moreno e Luís Augusto Silva.

A vinda dos pesquisadores faz parte do Convênio de Colaboração para a Mobilidade de Estudantes e Professores firmado em 2019. O acordo estabelece ações para promover o intercâmbio de conhecimento científico e cultural, além do fortalecimento de uma rede de cooperação entre as duas instituições.

Univali Salamanca 24-11-2021 1.jpg

Na área de computação as pesquisas realizadas em conjunto envolvem, principalmente, temas como privacidade de dados em sistemas distribuídos e internet das coisas. “A vinda dos pesquisadores fortalece a nossa relação com a Universidade de Salamanca, bem como expande as possibilidades do convênio já estabelecido. Eles trouxeram a perspectiva de um projeto conjunto com fomento de um edital europeu para ampliar ainda mais a mobilidade de estudantes entre os dois países", explica o professor Cesar Albenes Zeferino, gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da Univali.

A Univali e a Universidade de Salamanca, uma das mais antigas e conceituadas da Europa, mantêm acordos de cooperação desde a década de 90. Em 2012 foi assinado o primeiro Convênio Marco de Colaboração com objetivos científico-culturais. “Nós temos uma parceria histórica com a Universidade de Salamanca na área farmacêutica e estamos muito felizes em ampliar esse convênio para outras áreas do conhecimento. Em razão da pandemia as visitas precisaram ser postergadas, mas a partir de 2022 o objetivo é intensificar o fluxo de mobilidade de estudantes e professores", destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.