Univali inaugura novos espaços voltados à educação inclusiva

Também foi inaugurado o Estúdio de Inovação Acadêmica

por João Francisco de Borba | 25/11/2021

Nesta quinta-feira, 25, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) inaugurou novos espaços voltados à inclusão de pessoas com necessidades especiais: a nova sede do Núcleo de Acessibilidade Univali (NAU) e o Espaço de Acervo Braile/Audiolivro da Biblioteca Central Comunitária, do Campus Itajaí. No mesmo evento também foi inaugurado o Estúdio de Inovação Acadêmica.

O NAU acompanha os alunos em sua trajetória de aprendizagem no ambiente universitário e está dividido em duas áreas: Acessibilidade Psicopedagógica e Acessibilidade Tecnológica, que só nos últimos quatro anos atendeu cerca de 1.074 estudantes, realizando cerca de 3.700 atendimentos. A área de Acessibilidade Psicopedagógica compreende a recepção dos estudantes com deficiências e necessidades educacionais específicas, o direcionamento das demandas individuais e coletivas, o acolhimento e a escuta qualificada, a elaboração das estratégias e a identificação dos recursos interventivos e de acessibilidade, as devolutivas e os assessoramentos durante todo o período da trajetória acadêmica que se fizer necessário. Já a área de Acessibilidade Tecnológica centraliza as demandas dos estudantes com deficiência auditiva e visual, contando com uma equipe técnica que organiza e produz os recursos de acessibilidade para esse público.

“Somos uma universidade comunitária e umas das principais premissas desta classificação é o compromisso que temos com a sociedade. Neste contexto, falar de acessibilidade é falar de portas abertas. É falar sobre respeito, acolhimento e disponibilidade para atender todos os nossos acadêmicos da forma mais adequada possível. É de fato estar preparado para amparar e acompanhar todos os alunos que precisem de apoio durante a trajetória acadêmica. Que possamos eliminar ou reduzir as barreiras e assim proporcionar experiências de aprendizagem transformadoras", resume o reitor, Valdir Cechinel Filho.

​“Estruturamos o NAU para dar suporte psicopedagógico e de recursos adaptados à inclusão de estudantes com deficiência matriculados na educação básica e no ensino superior e organizamos o novo espaço da biblioteca para facilitar o acesso ao acervo braille e audiolivro para estudantes com deficiência visual, sejam eles da Univali e/ou da comunidade externa", complementa o vice-reitor de Graduação e Desenvolvimento Institucional, Carlos Alberto Tomelin.

46.jpg

Estúdio - O Estúdio de Inovação Acadêmica é um novo espaço que nasce impulsionado pelo fortalecimento da cultura digital e que busca criar experiências educacionais inovadoras de produção de recursos audiovisuais. Essas experiências auxiliarão docentes, funcionários e estudantes na configuração e uso de novas linguagens, com uma gramática própria, as quais dinamizam os princípios sobre os quais se organizam a interação com o conhecimento e a sua transmissão.

No Estúdio, professores poderão produzir conteúdo para suas disciplinas, dinamizar suas formas de interação com os estudantes, aprender estratégias inovadoras gerando novos formatos de conteúdo e estabelecer formas mais flexíveis de ensinar, gerando maior engajamento com os estudantes. Também funcionários e outros interessados, que atuam como formadores, poderão dinamizar suas formas de produção de conteúdo e manter ativa sua capacidade de inovação e de interlocução com diferentes públicos, fazendo uso desse ambiente e dos recursos disponibilizados.

12.jpg