Univali inaugura Ambulatório de Gestação de Alto Risco da Foz do Rio Itajaí

Cerimônia acontece na quarta-feira, 14

por Roberta Ramos | 12/12/2022

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vai inaugurar nesta quarta-feira, 14, o Ambulatório de Gestação de Alto Risco da Macrorregião de Saúde da Foz do Rio Itajaí. A cerimônia acontece às 11h, no Campus Itajaí, e terá a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

A implantação do serviço foi viabilizada por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde, no mês de junho. O convênio para custeio e manutenção do Ambulatório é de R$ 3.088.120,83. O atendimento será destinado às gestantes de alto risco que necessitem de acompanhamento periódico devido a doenças prévias ou próprias da gestação. As pacientes deverão ser encaminhadas pelas Unidades de Saúde dos municípios da Foz do Rio Itajaí.

Ambulatório Gestação de Alto Risco Univali 12-12-2022.jpg

O objetivo do serviço é garantir maior frequência nas consultas de pré-natal e a realização dos exames complementares, bem como assegurar o acesso a medicamentos para controle de riscos.

“Cerca de 15% das gestações são classificadas como de alto risco. Por isso, a implantação deste serviço, inédito na região, demonstra a preocupação da Escola de Ciências da Saúde da Univali em ofertar cada vez mais assistência especializada às pacientes", explica a diretora, professora Priscila de Souza.

O Ambulatório de Alto Risco Obstétrico vai funcionar na Unidade de Saúde Familiar Comunitária, no bloco F7. A estrutura será composta por dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, uma sala de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia. A equipe multidisciplinar terá dois médicos obstetras, dois médicos docentes, duas enfermeiras obstetras, um psicólogo, uma nutricionista, um fisioterapeuta, um assistente social e dois técnicos de enfermagem.

“Com a implantação do Ambulatório de Gestação de Alto Risco a Univali vai implementar protocolos e fluxos de atendimento que visam minimizar as chances de uma evolução desfavorável da gravidez, tanto para o feto como para a mãe. Desde que o convênio foi assinado com o Governo do Estado, vínhamos trabalhando na capacitação da equipe e na estrutura do local. A partir de agora, com muito orgulho, vamos oferecer mais este serviço para a nossa comunidade" destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Mais informa​ções: na Escola de Ciências das Saúde - (47) 3341-7539.