• Univali
  • Notícias
  • Univali e Herbário Barbosa Rodrigues estão em fase final de negociações para que Universidade assuma a instituição

Univali e Herbário Barbosa Rodrigues estão em fase final de negociações para que Universidade assuma a instituição

Acordo prevê a retomada imediata das atividades científicas e a adoção de medidas protetivas ao patrimônio da entidade


por Roberta Ramos | 21/06/2022

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Associação Herbário Barbosa Rodrigues iniciaram a coleta de assinaturas para um acordo que permitirá à Universidade assumir a administração, guarda e conservação do acervo do Herbário Barbosa Rodrigues. Além de ações para resguardar o acervo científico, o acervo bibliotecário e a estrutura física da sede do Herbário, o acordo permitirá também que a Univali retome imediatamente as atividades científicas na entidade.

O Herbário Barbosa Rodrigues é administrado por uma entidade sem fins lucrativos e abriga o registro de cerca de 95% das espécies de plantas existentes no território de Santa Catarina. É um dos mais completos acervos da flora catarinense com cerca de 70 mil espécies de plantas e um dos maiores centros de informações referentes à botânica do Brasil. 

Univali Herbário Barbosa Rodrigues 21-06-2022.jpgFoto: Marcos Porto 

“O Herbário Barbosa Rodrigues é uma instituição reconhecida no mundo inteiro que precisa ter sua história e importância valorizadas. Assumir a administração é um antigo objetivo da Univali e trabalharemos arduamente para retomar as pesquisas científicas, bem como para restaurar o emblemático prédio que enfrenta problemas de infraestrutura", destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Nesta quarta-feira, 22, uma cerimônia marcará os 80 anos de fundação do Herbário. A solenidade acontece às 09h30 e faz parte das comemorações dos 162 anos de Itajaí.

O Herbário Barbosa Rodrigues, fundado em 1942 pelo padre e botânico Raulino Reitz, leva o nome de um dos principais botânicos do país, João Barbosa Rodrigues. Sua sede foi construída no centro de Itajaí, na Avenida Marcos Konder, local onde o padre Raulino e o botânico Roberto Miguel Klein concentraram um dos mais importantes acervos científicos do Brasil.

A sede esteve sob a guarda e zelo, por quase 50 anos, da Professora Zilda Helena Deschamps Bernardes e seu esposo Sr. Jurandir de Souza Bernardes, associados da entidade.

“Por meio de nosso corpo técnico-científico e das parcerias com o poder público, a Univali detém conhecimento e condições técnicas para preservar o patrimônio histórico e científico do Herbário Barbosa Rodrigues. Desejamos que a comemoração dos 80 anos seja um marco na história desta importantíssima instituição de pesquisa científica", complementa o reitor. 


  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade