• Univali
  • Notícias
  • Trabalho de egresso da Univali é premiado no Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Trabalho de egresso da Univali é premiado no Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Artigo apresenta a principal soft skill para profissionais de engenharia na pandemia


por Roberta Ramos | 09/09/2021


O egresso do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Felipe Padilha, foi o autor do projeto “A importância da resiliência como soft skill no trabalho de engenheiros durante a pandemia da Covid-19" premiado no 2º Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

O trabalho ficou em terceiro lugar na categoria multidisciplinar e discute a soft skill (competência socioemocional) apontada com mais frequência entre os profissionais da engenharia desde o início da pandemia. Por meio de revisão bibliográfica sistemática a resiliência, capacidade de adaptar-se e crescer emocionalmente a partir do enfrentamento de adversidades, foi identificada como a mais prevalente.

Trabalho Egresso Psicologia 9-9-2021.jpg

“Durante a pandemia o interesse sobre as soft skills aumentou consideravelmente, especialmente as relacionadas à inteligência emocional. Falar sobre resiliência no contexto da pandemia tem uma grande importância científica e foi com muita alegria que recebemos a conquista do terceiro lugar na linha multidisciplinar entre os mais de 1.500 artigos inscritos", destaca Felipe Padilha.

A pesquisa catalogou 416 artigos relacionados ao tema e analisou 44 deles. Uma bibliometria apontou um total de 23 competências socioemocionais necessárias aos profissionais de engenharia como resultado preliminar. “É interessante observar a recorrência de buscas científicas sobre o conceito de resiliência, principalmente aplicada a uma área técnica como a engenharia. Isso nos fez concluir que o movimento de busca por compreender o comportamento humano e a saúde mental está em plena ascensão", completa Felipe.

O trabalho teve a coautoria de estudantes e professores do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia visa mostrar os avanços e apresentar os atuais desafios da educação interdisciplinar. O evento promove a integração entre o desenvolvimento tecnológico-científico e as inovações do mercado profissional, bem como estimula a participação de jovens pesquisadores.

 

Mais informações: com Felipe Padilha - (47) 3341-7931. 



  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Acafe - Universidade do Vale do Itajaí Universidade Comunitária Selo ODS - Universidade do Vale do Itajaí
Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Para reclamações, clique aqui: Procon SC