Professores da Univali são finalistas do Prêmio Inovação Catarinense

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina divulgou os nomes nesta quinta-feira, 12

por Roberta Ramos | 13/05/2022

O reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Valdir Cechinel Filho, e a professora da Escola de Artes Comunicação e Hospitalidade, Bianka Cappucci Frisoni, são finalistas do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer – Edição 2021, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A lista foi divulgada nesta quinta-feira, 12, e a premiação é dividida em 14 categorias. Valdir Cechinel Filho é finalista na categoria pesquisador inovador e Bianka Cappucci Frisoni na categoria professor inovador.

Prêmio Fapesc Univali 13-05-2022.jpg​​Foto: Júlio Cavalheiro

O objetivo do concurso é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de gestão da Ciência, T​ecnologia e Inovação (CTI) que auxiliam no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador em Santa Catarina.

“Recebemos com muita alegria a notícia de que o Programa Futuros Disruptivos é um dos finalistas do Prêmio Inovação Catarinense. Apesar de ter sido idealizado por mim, o programa foi executado de forma coletiva por vários professores das Escolas do Conhecimento e do Núcleo de Inovação da Univali (Uniinova). Teve também a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarin​a, da Prefeitura de Balneário Camboriú, da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) e da Credifoz. É programa de aprendizagem criativa com o uso da metodologia Lean Education Technology (LET) para crianças de 9 a 14 anos. É uma mistura de educação com inovação que deu super certo", explica a professora Bianka Cappucci Frisoni.

“Mesmo com mais de 30 anos de experiência na área de pesquisa fico extremamente emocionado com este reconhecimento. Pelo segundo ano consecutivo estar entre os finalistas deste Prêmio, promovido por uma fundação tão ativa e engajada como a Fapesc, é motivo de imenso orgulho. Estou honrado em fazer parte deste seleto rol de pesquisadores, professores, estudantes e empresas focados no desenvolvimento do ecossistema de inovação de Santa Catarina e feliz por ver um programa desenvolvido por professores da Univali figurar nesta lista também. ​Quero expressar minha eterna gratidão a todos colaboradores pesquisadores nacionais e internacionais, além dos estudantes de graduação e pós-graduação, que têm dado suporte aos projetos que participo ao longo dos anos e que permitem conquistas tão importantes como esse Prêmio", destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.