SharePoint
  • Univali
  • Notícias
  • Pesquisador da Univali apresenta estudo sobre espécie de atum em Madrid

Pesquisador da Univali apresenta estudo sobre espécie de atum em Madrid

Dados vão ajudar no aconselhamento científico de 52 países sobre a captura do bonito-listrado


por Carina Carboni | 27/09/2023

O professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Rodrigo Sant´Ana, participa até sexta-feira, 29, de reuniões promovidas pela Organização Regional de Ordenamento Pesqueiro - Comissão Internacional para Conservação do Atum e afins do Atlântico (ICCAT). O pesquisador representa a delegação brasileira nas reuniões do Grupo de Espécies e do Comitê Permanente de Pesquisa e Estatística - SCRS. Os encontros iniciaram no dia 18 e acontecem em Madrid, na Espanha.

Especialistas de vários países, relacionados à área de conservação e gestão sustentável dos recursos pesqueiros de atuns e afins, estão reunidos no evento. De acordo com o professor da Univali, o objetivo é construir o aconselhamento científico a ser apresentado à Comissão de Gestão, que subsidiará as decisões a serem tomadas por 52 países durante a 28ª Reunião Regular da ICCAT. O evento será em novembro deste ano e acontecerá no Cairo, Egito.

Bonito-listrado

Como em outras participações, o docente da Escola Politécnica da Univali segue no papel de relator do painel científico que cuida do estoque do bonito-listrado, espécie presente na região Sudoeste do Oceano Atlântico. “É um tipo de atum tropical, de grande importância econômica e social para o Brasil, por causa do volume de suas capturas e processamento nas indústrias pesqueiras atuantes no país", explica Sant'Ana.

Pesquisador da Univali apresenta estudo sobre  atum em Madrid_27092023.jpg
Foto: Divulgação ICCAT​/Reprodução #ParaTodosVerem: Fotografia mostra quatro homens numa sala de conferência. Eles estão sentados atrás de uma mesa. Sobre o móvel há notebooks e placas que identificam os cargos de cada participante.

Durante o evento, os pesquisadores brasileiros apresentaram os novos resultados da Avaliação de Gestão Estratégica (MSE) para o estoque de bonito-listrado do Sudoeste do Atlântico. O estudo visa subsidiar conhecimento para estruturar as decisões que deverão ser definidas pela Comissão de Gestão da ICCAT. Segundo o professor, as decisões buscam manter as condições de exploração do recurso dentro de limites considerados sustentáveis, a médio e longo prazo.

“Os resultados da pesquisa são um avanço para a gestão da pesca da espécie na região, pois oferecem evidências, a luz de resultados obtidos por avaliações científicas modernas, para que os gestores tomem decisões mais assertivas", conta Sant'Ana.

Contribuição internacional

Desde 2018, o especialista da Univali contribui cientificamente com o ICCAT, sendo integrante do grupo de gestão desde 2021. Pesquisador no Laboratório de Estudos Marinhos Aplicados – LEMA, vinculado à Escola Politécnica da Univali, o professor Rodrigo Sant'Ana se dedica ao estudo dos efeitos das mudanças climáticas sobre as populações marinhas e tem como foco de pesquisa a avaliação de estoques pesqueiros e a dinâmica populacional dessas espécies. Além disso, também leciona em diversos cursos da Universidade, entre eles, as graduações em Oceanografia e Ciências Biológicas.



  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade