NOTA OFICIAL 23/2020

Deliberações sobre aulas remotas e presenciais

por | 29/06/2020

No primeiro semestre de 2020, logo nos primeiros dias do período de distanciamento social, a Univali implementou suas atividades remotas de ensino, investindo fortemente em plataforma e ferramentas virtuais de aprendizagem, bem como na capacitação de seus professores e funcionários, de modo a honrar seu compromisso simultâneo com a preservação da vida e com a excelência acadêmica, sem prejuízo da trajetória de aprendizagem de seus alunos.

A Univali reafirma esse compromisso mantendo as aulas em ambiente remoto até o final do primeiro semestre como medida de segurança de sua comunidade acadêmica, no objetivo de evitar as aglomerações e, por conseguinte, o possível contágio pelo novo coronavírus.

Nossas ações avançam de maneira responsável, por intermédio do plano de retorno progressivo e gradual das disciplinas práticas que, mesmo tendo completado um percentual de carga horária em meio virtual, requerem atuação direta do estudante nos ambientes laboratoriais. A princípio, a Univali tem definida a retomada progressiva com segurança dessas atividades para o período de 27 de julho a 15 de agosto, salvo determinação em sentido contrário das autoridades competentes.

O segundo semestre está previsto para iniciar em 17 de agosto de 2020, com retorno às aulas presenciais em todos os níveis de ensino, levando-se em consideração as orientações e medidas estabelecidas pelos protocolos e autoridades sanitárias, de saúde, e de educação nos âmbitos local, estadual e nacional.

Enquanto universidade, nosso principal desafio tem sido a formulação de um plano de retorno capaz de oferecer respostas educativas consistentes, coerentes e efetivas, respaldadas em rígidos critérios de segurança e devidamente condicionadas ao contexto externo.

Comitê Interno de Acompanhamento Univali​